Notícia

Vera Academia - 16/02/2018 - Coluna Vera Academia dia 16022018


É normal bocejar durante uma sessão de exercícios?

Saiba que é um ato perfeitamente normal, bocejar durante uma sessão de exercícios. O ato de bocejar não está totalmente esclarecido para os estudiosos. Ainda não se tem certeza do porque nós bocejamos. O que existe são algumas constatações e hipóteses que tentam elucidar o assunto.  Uma das hipóteses diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo, provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos, pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões, cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono. Para evitar esta baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões através do bocejo. Isto explicaria, em parte, porque algumas pessoas bocejam quando fazem um treino muito puxado na musculação. 

Estudos mais recentes mostram que existe uma forte associação do bocejo com o sono. Bocejar é uma maneira que nosso organismo tem de driblar o sono, pois ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.  Quando praticamos musculação e fazemos um treino mais puxado, ocorre um aumento na produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e induzir o sono. O bocejar durante o treino seria uma maneira reflexa que nosso corpo tem de nos deixar mais “ligado”. 

Outra teoria é de que, quando uma atividade física é praticada em intensidade moderada os gastos calóricos são consideráveis. As miofibrilas lesionadas durante a execução dos movimentos entram em processo inflamatório e o hormônio cortisol começar ser liberado para conter o processo,sendo assim esses niveis elevados de cortisol tem como consequência o sono. Além do aumento na liberação do hormônio cortisol, o fato de que o treino acima dos 70% da Frequencia Cardíaca Máxima, utiliza a glicose como fonte de energia. A queda de energia pode provocar o sono, ja que o corpo entrando em estado de "desgaste", naturalmente o sono vem com o objetivo de alertar que nosso corpo está com queda de energia e necessita de descanço. Um corpo descansado apresenta melhoras na auto-estima, imunidade alta, melhoras na disposição e junto com uma dieta adequada, mais energia para realizar as atividades diárias. 

Na realidade, ainda não existe um consenso sobre o porquê bocejamos, mas ele é contagiante! "Provavelmente você tenha bocejado durante a leitura deste texto. Não se preocupe, pois é perfeitamente normal!" 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos