Notícia

Geral - 16/01/2017 - Banrisul cumpre decisão judicial e devolve valores descontados de antecipação do décimo terceiro salário


Justiça havia determinado a devolução depois que governo parcelou benefício em 12 vezes

O Banrisul começou a creditar nas contas de servidores ligados à Amapergs, sindicato que representa os agentes penitenciários, valores cobradores de trabalhadores que anteciparam o 13º salário. Em 2016 o governo gaúcho parcelou a gratificação natalina em 12 vezes – mesmo assim, o banco descontou, na íntegra, os valores referentes ao empréstimo.

 

Decisões judiciais beneficiaram servidores ligados a pelo menos dois sindicatos: Amapergs e Cpers – esse último, que representa os professores e servidores de escola. O Cpers não soube confirmar se os depósitos foram feitos, mas revela que o Banrisul afirmou recentemente a intenção de fazer as devoluções.

 

O Banrisul recorreu duas vezes das decisões judiciais em favor dos servidores. Em 27 de dezembro, o Tribunal de Justiça negou o recurso e obrigou devolução aos professores em 15 dias, sob pena de multa de R$ 50 mil. A reportagem tentou contato com o banco para saber se estão sendo devolvidos os valores a todos os servidores, ou apenas de uma categoria. O Banrisul informou apenas que “vem cumprindo as decisões judiciais” envolvendo o 13º.

 

Fonte: Bibiana Dihl | Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos