Notícia

Clima - 16/01/2012 - Prefeitos da região Celeiro projetam aqueduto de 40 km


Os prefeitos se propõem a contribuir com parte dos recursos para o projeto

A possibilidade de captar água do rio Uruguai, com implantação de 40 quilômetros de adutoras para garantir o abastecimento nos períodos de seca aos moradores de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal, foi discutida em reunião de prefeitos na semana passada. O tema ganhou força diante da ocorrência de nova seca, que gera problemas de desabastecimento para os moradores da zona rural dos quatro municípios da região Celeiro.

Os 42 milímetros de chuva registrados em média na última sexta-feira não alteraram o quadro de desabastecimento que persiste há mais de 30 dias nos municípios. As prefeituras continuam transportando água para garantir o abastecimento das comunidades.

Segundo o chefe do Executivo de Três Passos, Cleri Camilotti, ficou definido que ainda nesta semana haverá uma reunião dos quatro prefeitos com a direção da Corsan. No encontro será apresentada a proposta de formação de parceria entre os municípios e a estatal para que seja viabilizada a captação de água no rio Uruguai, em Esperança do Sul. Do ponto de captação, a água seria canalizada por 16 quilômetros até o Distrito de Santo Antônio, em Três Passos, onde se projeta construir uma Estação de Tratamento que distribuiria o produto também para as outras três cidades. No total seriam beneficiadas com o projeto 47,2 mil pessoas, diz Camilotti.

Os prefeitos se propõem a contribuir com parte dos recursos para o projeto. A iniciativa, segundo eles, ganha força diante do agravamento das condições dos lençóis freáticos. Os prefeitos se reuniram na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amuceleiro), em Três Passos e apontaram para a necessidade de viabilizar soluções a médio e longo prazos no enfrentamento da seca que, nos últimos 20 anos, ocorre a cada três anos na região. "Sabemos que é um projeto ousado de quase R$ 100 milhões, mas temos que pensar a longo prazo, pois da forma como se apresenta a realidade, em menos de 10 anos até os poços artesianos estarão secos se ocorrer uma estiagem prolongada", afirma o prefeito de Três Passos. Camilotti lembra que quatro poços artesianos já não produzem mais água no município e que outros seis que foram perfurados não garantiram a vazão necessária para sua implantação e funcionamento.


 

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos