Notícia

Ageleite - 16/01/2012 - Momento Leite 079


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.79 - Momento Leite:
- Apesar da seca no RS a produção brasileira de milho deve crescer 2%
- Consumidor sentirá no bolso as conseqüências da seca no Rio Grande do Sul
- Governo estuda distribuir milho para criadores de animais
- China projeta dobrar a produção de leite até 2020

Apesar da seca no RS a produção brasileira de milho deve crescer 2% - Em relação ao milho primeira safra, ainda que a seca tenha produzido efeitos negativos, com perdas irreversíveis – especialmente no Rio Grande do Sul, cuja safra deve ter retração de 33% – a colheita total brasileira deve crescer 2% frente ao período anterior, totalizando 36,52 milhões de toneladas. “Mesmo com a queda de produtividade no Sul do país, a safra de verão de milho não deve diminuir porque houve elevação de área”, explica Pessôa. A colheita de soja precoce está em andamento no país e o milho safrinha está sendo plantado em seguida no Paraná, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Este ano, o calendário foi favorável para a soja precoce e permitiu a semeadura da safrinha de milho no melhor momento, com preços em níveis adequados de rentabilidade. Assim, a expectativa da Agroconsult é de que a safra total de milho no ciclo 2011/2012 fique em torno de 61 milhões de toneladas no país, a maior da história. (Globo Rural
Consumidor sentirá no bolso as conseqüências da seca no Rio Grande do Sul - O consumidor sentirá no bolso os efeitos da seca que atinge o Rio Grande do Sul. Como a falta de chuva reduz a oferta de alimento aos animais e gera perdas nas lavouras, frango e ovos devem subir cerca de 15% a partir de segunda, dia 16, enquanto o leite tende a ficar 10% mais caro até fevereiro. No caso do leite, a situação só não é mais grave agora porque as lavouras de milho perdidas são usadas como alternativa para alimentar os animais em forma de silagem devido ao mau estado das pastagens. Mesmo assim, um levantamento realizado nessa terça pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS) mostra que a captação, hoje, é de 8,5 milhões de litros por dia, um milhão a menos do que o normal para o período. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, diz que já esperava um aumento do leite, mas entende que o no caso da carne de frango pode não chegar aos 15% previstos. (Zero Hora)

Governo estuda distribuir milho para criadores de animais - Para combater a escassez de milho que pode surgir no Sul do país devido à estiagem que prejudica lavouras de grãos na região, o governo avalia distribuir grãos, principalmente milho, para criadores de animais. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Social, Afonso Florence, afirmaram em entrevista coletiva hoje que o governo está analisando a ideia. 'Vamos esperar primeiro a Emater concluir as perdas da safra para colocarmos em prática ou não essa ideia', disse Florence. (Valor Online)

China projeta dobrar a produção de leite até 2020 - Mais vacas de leite serão enviadas para a China, em 2012. O país tem planos de dobrar a produção até 2020. A maior produção virá de fazendas com mais 100 vacas. Atualmente, 75% da produção de leite da China é procedente de propriedades com quatro vacas ou menos. Desde 2006, as importações de animais da América do Norte e Europa foram suspensas, devido os casos de “vaca louca”. Mas os Estados Unidos estão cada vez mais exportando sêmens de touros. A China importou 100 mil vacas em 2011, principalmente da Nova Zelândia, Áustria e Uruguai. O país quer aumentar o consumo de leite para melhorar o nível nutricional da população. O primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, está incentivando os alunos a beberem um copo de leite todos os dias. (Dairy Herd – Tradução Livre: Terra Viva)



O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos