Notícia

Saúde - 15/12/2016 - Situação dos hospitais filantrópicos se agrava com atraso no repasse de verba federal


O Hospital de Caridade de Crissiumal realizou o pagamento do 13º salário em duas parcelas

A Federação das Santas Casas do RS realizou uma pesquisa junto à rede de hospitais filantrópicos do Estado, os resultados são preocupantes, especialmente nesta época do ano, com as obrigações com 13º salário e férias.

 

O pagamento, por parte do Governo Federal, de R$ 45 milhões que deveria ser efetivado no 5º dia útil do mês de dezembro ainda não foi realizado. Esta verba é relativa à produção de Média e Alta Complexidade realizada pelas 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS. Por parte do Governo Estadual, existe também uma dívida de R$ 144 milhões, referentes à Programas realizados nos meses de março, abril, maio e outubro. 

 

Dados da pesquisa indicam que 23% das instituições ainda não conseguiu cumprir com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, e o mais preocupante, 70% não têm como cumprir com a segunda parcela e nem mesmo têm previsão para tais pagamentos.

 

Outros indicadores, que levaram em conta o período de  janeiro – novembro de 2016, também são alarmantes para a saúde do Rio Grande do Sul, especialmente porque é maior rede hospitalar do Estado. Neste período, 12% reduziram leitos, 41% enxugaram o quadro funcional (4 mil demissões foram efetuadas), 20% reduziram internações e 19% reduziram os atendimentos ambulatoriais. Relativo ao pagamento de salários, de janeiro a novembro deste ano, 30% atrasaram salários e 54% atrasaram honorários médicos.

 

O Hospital de Caridade de Crissiumal, entidade filantrópica, realizou o pagamento do 13º salário em duas parcelas, mas aguarda repasse do Estado para cumprir com a folha do mês de novembro. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa HCC

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos