Notícia

Política - 15/10/2019 - Vereadores de Crissiumal tiveram importantes audiências na área da Educação


Elisia Tormes, Elizério Espanhol e Luiz da Cruz estiveram no Gabinete do Vice-Governador

Os vereadores Maria Elisia Schmitt Tormes (MDB), Elizério Santos Espanhol (PTB) e Luiz Cardoso da Cruz (MDB) tiveram nos últimos dias importantes audiências para discutir assuntos relacionados à educação, especialmente às escolas estaduais de Crissiumal e seu funcionamento.

Na sexta-feira os vereadores estiveram em Porto Alegre onde visitaram a SEDUC, onde foram recebidas pela professora Marili Rodrigues, assessora superior de gabinete. Os Edis também estiveram no Gabinete do vice-governador Ranolfo Vieira Junior, onde foram atendidos pela assessoria.Em ambos os locais os vereadores destacaram a sua preocupação em relação a ua possível desativação de escolas estaduais de Crissiumal.

Os vereadores destacaram que em seus argumentos para o não fechamento das escolas relataram a questão social e comunitária, já que muitas comunidades de Crissiumal ainda vivem por ter uma escola em seu coração pulsando e fazendo com que mais atividades sejam desenvolvidas. “Pedimos que nos olhem com um olhar mais diferenciado e menos técnico”, destacou a vereadora Maria Elisia, que possui em seu currículo 40 anos de serviços prestados à educação.

Outros pontos apontados pelos vereadores para a manutenção das escolas são os projetos desenvolvidos na maioria delas, a distância entre as escolas e a sede do município, bem como a dificuldade pela distância de alunos das próprias escolas em virtude de nosso município possuir um extenso território.

Nesta segunda-feira os vereadores voltaram à estrada. Desta vez foram a Três Passos onde se reuniram com a coordenadoria da 21ª CRE, onde o assunto foi o mesmo. Segundo a Coordenadoria varias possibilidades estão em discussão e tudo dependerá de muitos estudos que estão em pauta ou serão feitos ainda. 

A defesa pela manutenção das escolas irá continuar, segundo os vereadores.

Fotos: Divulgação

Postado: Leila Ruver
Vídeos