Notícia

Variedades - 15/10/2018 - Conheça mais sobre Dieter e Herdana Brandt, o casal alemão que será homenageado em Crissiumal nessa semana


Histórico foi escrito pela professora Irmgarte Georig

Conforme já noticiamos, nesta semana Crissiumal irá homenagear o casal alemão Dieter e Herdana Brandt, que construíram história no município entre os anos de 1963 e 1975. Dieter foi pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil do município.

As homenagens começam com uma Sessão Solene na Câmara Municipal às 19 horas de quarta-feira, onde o casal receberá o título de cidadãos crissiumalenses, e serão estendidas na quinta-feira, na Igreja Trindade, às 19h00min, onde acontecerão homenagens seguidas de jantar (21h30min) no Paroquial Evangélico. Lembrando que as fichas deverão ser adquiridas até quarta-feira ao valor de R$ 15,00 por pessoa e estão a venda na secretaria da comunidade, Agro-Tec Relan e Hospital de Caridade de Crissiumal. Interessados de outros municípios  poderão fazer suas reservas na secretaria da comunidade pelo telefone (55) 3524-1992.

Leia abaixo um histórico do casal, escrito pela professora crissiumalense Irmgarte Georig:

Para a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), o Pastor Dieter Brandt foi e sempre será uma pessoa que deixou grandes histórias em Crissiumal. No que se refere às edificações temos alguns exemplos: ampliação da maior parte do HCC, ampliação da Escola Guilherme Rotermund, construção da casa pastoral em frente ao salão evangélico, conclusão da igreja iniciada em 1960, construção de novas igrejas evangélicas no interior, enfim foram muitas ajudas que não cabe aqui relatar. Trouxeram muita ajuda financeira da Alemanha à Crissiumal.

O Pastor Dieter Brandt e sua família chegaram em setembro de 1963 a Crissiumal. Permaneceram aqui até janeiro de 1976 quando se transferiram para Salvador na Bahia e na década de 1980 voltaram para Alemanha.

Nos registros da Secretaria Paroquial podemos observar que já em 06/10/1963 realizou os primeiros 12 batismos e no dia 31/12/1975 batizou as últimas 07 crianças, foram inúmeros os batizados, cultos, confirmações, casamentos e enterros realizados nestes mais de 12 anos em Crissiumal.

A esposa do pastor Herdana foi muito atuante na comunidade, principalmente na parte educacional, assistencial, na OASE(Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), estando sempre ao lado do Pastor Brandt.

Hoje Dieter Brandt e sua família moram em Fraunberg, na região alemã da Bavaria na Alemanha.

Herdana e Dieter tem quatro filhos: Birgit nasceu na Alemanha e veio com o casal, Wolf Dieter, Dagmar e Anja nasceram em Crissiumal.

Na foto do topo, um dos casamentos realizados por Dieter Brandt em Crissiumal, o do professor Mario Schwingel e sua esposa Anila.

Postado: Leila Ruver
Vídeos