Notícia

Esportes - 15/07/2017 - Time de Alto Crissiumal comemora 26 anos da conquista dos Jogos Abertos de Crissiumal


Equipe 5 Amigos venceu a competição em 1991

Os Jogos Abertos de Crissiumal 2017 chegam ao final da primeira semana de disputas, com sucesso absoluto e grandes púbicos comparecendo ao Ginásio Municipal de Esportes de Crissiumal.

A volta da competição, que não vinha mais sendo disputada há alguns anos reviveu na memória de um grupo de amigos, uma façanha realizada no passado. Era 1991, o Ginásio Municipal de Esportes de Crissiumal tinha apenas 6 anos de sua fundação e em Crissiumal a cada ano o mesmo pulsava nos Jogos Abertos da Semana da Pátria, que eram encerrados na véspera do Dia da Independência do Brasil.

Naquele ano apenas 6 equipes disputaram a competição em cada modalidade (voleibol masculino, voleibol feminino e futsal). O número baixo de equipes tem uma explicação: Só poderia participar da competição quem fizesse uma equipe em cada modalidade, o que dificultava as equipes de futsal a conseguir atletas para disputar o voleibol.

Nas modalidades de voleibol, no masculino a conquista ficou com o GEMA (Grêmio Estudantil da Escola Ponche Verde) e no feminino com a AABB.

Já no futsal em uma das únicas conquistas de um time formado exclusivamente por atletas do interior do município, o 5 Amigos do Alto Crissiumal levantou o troféu máximo, depois de vencer na decisão a AFPM por 2 a 1 na decisão.

O Guia Crissiumal ouviu na manhã deste sábado, Airton Davies, que na época era um dos destaques da equipe, atuando como pivô. Airton teve que deixar o futebol há vários anos por uma grave lesão no joelho. Davies conta que a montagem do time foi uma ideia dele com a do então goleiro da equipe, Roque Staffen, que também teve que deixar de atuar anos mais tarde em virtude de um acidente de trabalho.

As dificuldades na época eram bem maiores. O primeiro problema foi arrumar atletas para o voleibol, já que quase ninguém da equipe praticava o esporte, sendo que o time masculino acabou perdendo todos os jogos da competição. Outra dificuldade foras às despesas com a disputa, já que trazer aquele “monte” de gente do interior todas as noites tinha a necessidade de um meio de transporte, já que poucos tinham carro e um caminhão era utilizado.

Dentro de quadra muita dedicação, força e vontade deram aos 5 Amigos o inédito título. Na foto do título, do arquivo pessoal de Airton Davies, estão, Em Pé: o colaborador Jaime Franzmann, os atletas: Ademar Rossler, Jaime Rossler, Roque Staffen ,Ademir Fesch e o colaborador Alvício Duarte, Agachados: Eliseu Rossler, Paulo Cristmann (já falecido) Andre Franzmann, Airton Davies, Magnos Gebauer e Marcio Mattes.

Para relembrar a conquista Airton, Roque e mais alguns atletas estão tentando reunir as três equipes (futsal, voleibol masculino e voleibol feminino) para um jantar. Também foi lançada uma promoção, onde no programa Comando da Manhã do radialista Claudio Ruver estarão sendo sorteados no início de agosto uma bicicleta, uma jarra elétrica e um kit churrasco. Também, Roque Staffen estará premiando as equipes que vencerem as modalidades de futsal masculino, voleibol masculino e voleibol feminino dos Jogos Abertos 2017 de Crissiumal com um fardo de latões de cerveja.

Mais uma bonita história do esporte crissiumalense.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos