Notícia

Saúde - 15/06/2018 - Vacinação contra a gripe será aberta para toda a população de Crissiumal


Abertura ao público acontece na segunda

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as imunizações gratuitas contra a influenza estarão à disposição de todos, a partir de segunda-feira, dia 18 de junho

A queda na temperatura e o vento gelado anuncia a aproximação da estação mais fria do ano. O inverno só começa, de fato, em 21 de junho. Mas o frio já deu as caras. E, essa mudança repentina de temperatura pode aumentar as chances de se contrair gripes e resfriados. 

O Ministério da Saúde estendeu por mais uma semana, a ação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, para o grupo prioritário, sendo até o 22 de junho. 

No entanto, ciente de que se trata da necessidade de dar máxima eficácia a medidas de prevenção contra a influenza, a Prefeitura de Crissiumal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tomou a iniciativa de liberar a vacinação para toda a população a partir desta segunda-feira, dia 18 de junho, nas unidades de saúde do Município.

Desde o início da Campanha, no dia 23 de abril, houve uma ampla divulgação da SMS, na mídia local, sobre a importância da imunização do grupo prioritários; inclusive, no dia 12 de maio aconteceu o “Dia D” da Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Porém, a procura pela imunização das pessoas que fazem parte do público-alvo, foi baixa. 

De acordo com informações da Secretaria, muitas pessoas que fazem parte do grupo prioritário, faltam vacinar-se, ainda. As crianças estão bem aquém da meta. E, para isso, a SMS pede que as famílias ajudem a alcançar o objetivo de proteção vacinal.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Os interessados em vacinar-se contra a Gripe, poderão procurar, a partir de segunda-feira, dia 18 de junho, sua ESF de referência e imunizar-se. As vacinas serão aplicadas até findar o estoque.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos