Notícia

Vera Academia - 15/06/2018 - Coluna Vera Academia do dia 15.06.2018


Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

O sedentarismo é quando a pessoa não pratica nenhum tipo de atividade física regularmente o que acaba gerando consequências como acumulo de gordura na região da barriga, aumento do colesterol e do risco de diabetes tipo 2, por exemplo. A pessoa é considerada sedentária mesmo se tiver uma vida ativa e se movimentar constantemente porque é empregada doméstica ou faxineiro, por exemplo. se a pessoa não tiver o hábito de parar por algum momento para se dedicar a uma atividade física. 

Ser sedentário pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde como:

1. Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;

2. Dor nas articulações devido ao excesso de peso;

3. Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;

4. Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade;

5. Aumento do colesterol e triglicerídios;

6. Doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC;

7. Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;

8. Roncos durante o sono e Apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.

O aumento do peso pode ser a primeira consequência de ser sedentário e as outras complicações surgem aos poucos, com o passar do tempo e são silenciosas. Algumas situações que favorecem o sedentarismo incluem a falta de tempo ou de dinheiro para pagar a academia, mas a possibilidade de estacionar o carro perto do trabalho, ao invés de ir a pé uma parte do caminho, e o controle remoto da televisão. Por isso, para que a pessoa possa se movimentar mais, mantendo os músculos fortes e a saúde cardíaca é recomendado optar sempre pelas escadas e sempre que possível andar à pé. Mas ainda assim, deve fazer algum tipo de exercício todas as semanas.

O ideal é que todas as pessoas, de todas as idades tenham o hábito de praticar atividade física regularmente. Pode ser jogar futebol com os amigos, correr ao ar livre e caminhar no final do dia porque o que mais importa é manter o corpo em movimento durante 30 minutos diariamente ou 1 hora, 3 vezes por semana. Até mesmo as pessoas que acham que já se mexem muito, precisam ter o hábito de praticar atividade física regularmente porque isso só tem benefícios para saúde.

Para combater o sedentarismo pode-se optar por qualquer tipo de atividade física desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana porque somente assim haverá uma diminuição do risco de doenças devido a falta de atividade física. Praticar alguma atividade física somente uma vez por semana não tem tantos benefícios, mas se é o que tempo que a pessoa tem disponível no momento, qualquer esforço será melhor que nada. Para começar é recomendado ir ao médico para ser examinado porque assim ele poderá dizer se a pessoa está apta ou não para a atividade que pretende fazer. Geralmente, a escolha inicial de uma pessoa que está acima do peso e quer deixar o sedentarismo é a caminhada porque ela tem pouco impacto sobre as articulações e pode ser feita no seu próprio ritmo. 

Vídeos