Notícia

Ageleite - 14/12/2011 - Momento Leite 065


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.65 - Momento Leite:
- Preços do leite de 2011 superam os de 2010
- Safra de leite começou e preços ao produtor perdem força
- Produção de leite na Europa dá sinais de aumento
- Adoção dos novos parâmetros de qualidade poderá ser adiada para 2016

Preços do leite de 2011 superam os de 2010 - Os preços atuais do leite superam os de há um ano, mas o cenário para 2012 poderá não ser de muita tranquilidade. O leite longa vida, produto que norteia os preços no mercado, está em queda e já reflete nos valores pagos aos produtores, segundo Aline Barrozo Ferro, pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), órgão que mensalmente divulga um raio-X do setor de leite. O produtor vai ter de conviver, ainda, com o câmbio desfavorável. O real valorizado não só retira a competitividade do Brasil no mercado externo como facilita as importações. A queda nas exportações brasileiras e o crescimento das importações inibem os preços aos produtores. Segundo a pesquisadora do Cepea, as exportações brasileiras recuam 30% neste ano, enquanto as importações devem atingir o dobro das de 2010. (Folha de SP)

Safra de leite começou e preços ao produtor perdem força - O período da safra de leite começou e os preços pagos aos produtores perdem força. Mesmo assim, a expectativa é de ganhos no próximo ano. Acreditando em margem de lucro, e devido à redução de custos nos últimos meses, os produtores investiram mais na produção. A forte elevação dos preços internacionais das commodities até o início do segundo semestre trazia um grande ônus para os produtores, que utilizam muito farelo de soja e de milho na alimentação do gado. A queda externa nos preços das commodities refletiu também nos valores internos, amenizando os custos de produção. (Folha de SP)

Produção de leite na Europa dá sinais de aumento - A produção de leite na Europa mostra sinais de aumento. O tempo está mais seco que o normal, e mais frio, mas, os agropecuaristas estão com boas reservas de alimentos. Os negócios estão fracos, e os comerciantes atribuem esta baixa atividade às férias do final de ano, e também à tendência de queda dos preços. Os comerciantes hesitam, aguardando estabilização do mercado em cotações menores. Os estoques são bons, e, embora existam relatos de algumas exportações, os maiores negócios estão sendo realizados dentro do mercado interno. Os preços da manteiga na Europa continuam firmes, espantando o importador, que procura outros fornecedores, como os norte-americanos, que estão com preço FOB de US$ 3.600/tonelada. (Terra Viva)

Adoção dos novos parâmetros de qualidade poderá ser adiada para 2016 - Os novos parâmetros para qualidade do leite estabelecidos pela Instrução Normativa 51 (IN51), que deveriam ter entrado em vigor este ano podem ser adiados para 2016. Isto é o que prevê uma proposta da Embrapa enviada à Câmara Setorial do Leite e Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesta quarta-feira (14), pesquisadores da Embrapa e técnicos da Câmara se reunirão para analisar a proposta. Pela IN 51, desde julho deste ano, o leite entregue à indústria deveria ter no máximo 400 mil Contagens de Células Somáticas (CCS) por ml e 100 mil unidades formadoras de colônias de bactérias (CTB) por ml. No entanto, segundo dados do Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Gado de leite, 45% dos rebanhos analisados não atendem as exigências para CCS. No caso da CTB, os dados são ainda piores: 95% dos rebanhos produzem leite com CTB acima de 100 mil. O fato da maioria dos produtores não se enquadrar nas exigências da IN 51 fez com que o MAPA adiasse a vigência da norma para o início de 2012. Neste período os técnicos da Embrapa Gado de Leite desenvolveram um estudo que leva em consideração as dificuldades dos produtores em se adequar às exigências. Segundo a proposta da Embrapa, a diminuição da CCS e CTB até o limite de 400 mil e 100 mil respectivamente deve ser gradativa e realizada nos próximos quatro anos para os estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Norte do país. (Terra Viva)

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos