Notícia

Saúde - 14/11/2018 - Crissiumal ainda tinha duas médicas cubanas atendendo pelo programa Mais Médicos


Secretaria de Saúde estará remanejando atendimentos

Quando da sua criação em 2013, o município de Crissiumal foi um dos primeiros a aderir ao programa Mais Médicos do Governo Federal.

Em novembro de 2013, o município fez uma extensa recepção as médicas Maria Perez e Margarita Sanchez (http://guiacrissiumal.com.br/noticias/05-11-2013-Medicas-Cubanas-foram-recebidas-oficialmente-em-Crissiumal) que passaram a atender a população nos ESFs.

Depois disso, outros profissionais de Cuba passaram pelo município, que chegou a ter três médicos cubanos atendendo ao mesmo tempo em Crissiumal, por um período.

Atualmente, são duas médicas no município. Anisleidi e Bernis, que atendem a população dos ESFs 3 e 5.

Elas mesmo comunicaram a Secretária Municipal de Saúde Suelen Cocco da decisão de Cuba de retirar seus profissionais do Brasil nessa quarta-feira (14).

Segundo o jornal Correio do Povo, o retorno dos médicos foi solicitado após Bolsonaro questionar a preparação dos especialistas. “Não é aceitável que se questione a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, prestam serviços atualmente em 67 países", declarou o governo.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ajuda a enfrentar o problema da má distrubição de médicos pelo país e para aprimorar a Atenção Básica no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 63 milhões de pessoas foram atendidas em 73% dos municípios brasileiros nos primeiros dois anos do programa.

O Guia Crissiumal falou no final da tarde dessa quarta-feira (14) com a secretária de saúde Suelen Cocco, que destacou que é tudo muito recente, que recém foi informada, e que ainda não sabe se o próprio Governo Federal irá substituir os profissionais, ou se a carga ficará por conta dos municípios.

Porém, a secretária garantiu que a população de Crissiumal não será afetada, já que os voos de volta dos médicos serão marcados para após o dia 25/11, e que o Município irá remanejar os atendimentos em um primeiro momento, para após fazer a substituição para que os atendimentos continuem normalmente.

“A população pode ficar tranquila que nossa gestão vai organizar os atendimentos a fim de que ninguém saia prejudicado”, finalizou a secretária.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota no final da tarde relatando que a iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior.

Desde 2016, o Ministério da Saúde vem trabalhando na diminuição de médicos cubanos no programa.

Segundo a revista Exame, o presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, 14, que, quando ele assumir o governo, os cubanos que pedirem asilo ao Brasil receberão esse status e comparou a atuação dos médicos cubanos no programa Mais Médicos a trabalho escravo.

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos