Notícia

Ageleite - 14/09/2011 - Momento Leite 028


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.28 - Momento Leite:
- Seca em Minas Gerais, afeta produção de leite
- Fortes chuvas em Santa Catarina causaram prejuízo para a agricultura
- Brasil produz 2,2% a menos de leite
- O que é exatamente o sal mineral ?

Seca em Minas Gerais, afeta produção de leite - Não chove há cem dias no Distrito Federal. Há cinco dias, os bombeiros estão acampados na Floresta Nacional de Brasília e dois aviões Hércules despejam água sobre as áreas atingidas pelo incêndio. A queimada também destruiu 53 hectares de eucalipto, sorgo e milho de uma fazenda em Planaltina. Mais de cem cidades de Minas Gerais estão em situação de emergência por causa da estiagem. Há 115 dias, não chove em Arinos. A seca prejudica a produção leiteira da região de Inhaúma e mato seco foi o que sobrou nas áreas de pastagem. Em pequenas propriedades, onde não há sistema de irrigação, o gado perde peso e a produção de leite não para de cair. Há vacas que não conseguem nem alimentar o bezerro. (Terra Viva)
                 
Fortes chuvas em Santa Catarina causaram prejuízo para a agricultura - As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na semana passada causaram prejuízos estimados em R$ 5 milhões para a agricultura do estado. Relatório divulgado pela Secretaria da Agricultura aponta danos na atividade agropecuária de diversas regiões e perdas em diversas culturas. As chuvas prejudicaram também as pastagens, o que vai limitar a oferta de leite. Como alguns municípios ainda estão isolados, não é possível informar se houve perda de animais, de acordo com a secretaria. (Terra Viva)

Brasil produz 2,2% a menos de leite - O Brasil produziu 2,2% a menos de leite de janeiro a julho deste ano, comparando ao mesmo período de 2010. A informação é derivada do índice de Captação de Leite do Cepea, que indicou retração de 15% na oferta de leite em Goiás, o que pode ter influenciado fortemente o desempenho do setor. O clima seco no Sudeste e Centro-Oeste, aliado aos altos custos contribuíram para a baixa. No Sul, a menor captação foi resultado de geadas e frio intenso. A produção desta safra de inverno deve ser semelhante à do ano passado. A previsão anterior era de um aumento entre 10% e 15% na comparação com 2010. No Rio Grande do Sul, onde o impacto do clima na produção de leite foi maior, o Índice de captação até julho está 0,5% menor que no mesmo período do ano passado. (Revista Leite)

O que é exatamente o sal mineral ? O sal mineral nada mais é que uma mistura de vários nutrientes minerais. Alguns destes nutrientes entram na mistura em pequenas quantidades e são por isso chamados micronutrientes. Já outros nutrientes entram em quantidades maiores e por isso são chamados de macronutrientes.
As necessidades nutricionais dos bovinos, antigamente e hoje:
1. Antigamente quando os bovinos viviam livres e podiam migrar para onde bem quisessem, eles percorriam vastas regiões sempre em busca das melhores pastagens. Com isso eles se alimentavam em pastagens de diversas qualidades, pastagens estas que cresciam nos mais diversos tipos de solos.
2. Em função dessa diversidade de terras por onde os bovinos iam vivendo, naturalmente sua alimentação ia sendo equilibrada a medida que a alimentação mudava de região para região. Vale lembrar que aqui estamos falando em muitos e muitos milhares de km quadrados.
3. Hoje porém os bovinos vivem em áreas restritas ano após ano, frequentemente em terras com diversos desequilíbrios minerais. E se esses desequilíbrios não forem corrigidos através do fornecimento de sal mineral, a atividade pecuária se torna antieconômica devido a baixa produtividade que a carência mineral ocasiona no rebanho.
4. Para exemplificar, uma das áreas mais sensíveis a mineralização inadequada notadamente no que diz respeito a carência de fósforo, é a fertilidade do rebanho. Vacas com carência de fósforo custam a ficar prenhas e os intervalos entre partos são longos, um quadro cuja consequência é a queda na produtividade do rebanho.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos