Notícia

Geral - 14/09/2011 - Livro contará a história do futebol em Santo Ângelo


Livro é de autoria de Rodrigo Bergsleithner, jornalista que residiu em Crissiumal

Quando surgiu o primeiro clube de futebol em Santo Ângelo? Onde foi o primeiro campo de futebol? E quando foi a primeira partida? Quem foram os grandes jogadores? Os clubes campeões? Respostas para estas perguntas você encontra no livro “As Glórias do Futebol Santo-Angelense”, de autoria do jornalista Rodrigo Bergsleithner, editor do Jornal e Revista O Mensageiro, e do desportista Eloir Leite Taborda, o “Lolô”, que foi jogador,  dirigente da Liga Santo-Angelense de Futebol (LSF), técnico, cartola, presidente e viveu toda esta história de perto dos clubes que o município de Santo Ângelo já teve no século passado.

Dono de um invejável acervo com jornais, revistas, fotografias, flâmulas, camisetas, borderôs, documentos oficiais e centenas de registros históricos, algo que não é encontrado nem no arquivo histórico municipal, Eloir Taborda teve a ideia de convidar o jornalista Rodrigo Bergsleithner para ser o autor deste livro, que, certamente, entrará para a história de Santo Ângelo. A impressão é da Gráfica e Editora Adhara.

Segundo o jornalista Rodrigo Bergsleithner, autor da obra, "foi gratificante realizar este trabalho que iniciou em 2003, com pesquisas e entrevistas. Ao todo foram mais de 2.000 jornais pesquisados, em torno de 1.200 fotografias captadas e 350 entrevistas. Há muito tempo esta obra é esperada. A mesma chegou a ser dita que jamais seria publicada. Agora o filho está prestes a nascer".

O livro "As Glórias do Futebol Santo-angelense" será lançado durante Feira do Livro de Santo Ângelo, no dia 8 de outubro, às 18h, na Praça Pinheiro Machado. A impressão é da Gráfica e Editora Adhara.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos