Notícia

Geral - 14/09/2011 - Campanha do Desarmamento Rio Grande do Sul lidera entrega de armas no país


Em proporção à população, gaúchos chegaram ao topo da lista

Uma atualização dos números da Campanha Nacional do Desarmamento confere aos gaúchos a liderança no recolhimento de armas. Em proporção à população, o Estado aparece disparado no topo da lista. Em números absolutos, só é superado por São Paulo.

Os dados fazem parte da lista dos cinco Estados recordistas em recolhimento de armamento divulgada pelo governo federal. O Ministério da Justiça está lançando a segunda fase da campanha iniciada em maio e que até agora recolheu 22.223 armas no país.

Apesar de pontear o ranking por armas entregues (5.349), os paulistas estão longe dos gaúchos quando se compara os recolhimentos em relação à população. A estatística mostra que, para cada grupo de 4.049 moradores do Rio Grande do Sul, uma arma é entregue às autoridades.

Tradicionalmente relutante à entrega de armas, intensificada no Brasil com a entrada em vigor do Estatuto do Desarmamento, em dezembro de 2003, o Rio Grande do Sul protagoniza uma reviravolta em 2011 que já chega ao dobro de recolhimentos do ano anterior.

Até agora, 2.641 armas foram tiradas de circulação voluntariamente pelos gaúchos, contra 1.370 em todo 2010.

— É possível que o Rio Grande do Sul seja o único Estado onde as polícias Civil e Militar entraram de foram irrestrita na campanha e onde os postos de coleta sejam mais bem distribuídos geograficamente — analisa Luiz Antônio Brenner Guimarães, coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência, Segurança e Direitos Humanos da ONG Guayí, integrante do Comitê Gaúcho para um Brasil sem Armas.

 

 

ZERO HORA

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos