Notícia

Educação - 14/09/2011 - Aumento de dias no ano letivo é consenso, diz secretário de Educação do RS


No Estado, 500 escolas já têm carga horária maior

 

Um possível aumento das horas de permanência das crianças brasileiras na escola exigiria uma melhora na infraestrutura das escolas gaúchas, assegurou o secretário estadual de Educação Jose Clovis de Azevedo.

O ministro Fernando Haddad anunciou na manhã desta terça-feira que o MEC estuda crescer de 200 para 220 os dias letivos anuais ou aumentar o número de horas por dia no colégio. Atualmente, os estudantes contabilizam um total de 800 horas ao ano.

— Há um consenso de que precisaríamos de uma permanência maior dos nossos alunos nos colégios, mas para isso é preciso melhorar a qualidade técnica das escolas, dos espaços de convivência, os laboratórios e as bibliotecas — afirmou Azevedo, que destacou que o MEC não estabeleceu um prazo para ampliar a carga horária.

O secretário destaca, no entanto, que o processo já está em andamento de certa forma. Ele lembra que cerca de 500 escolas estão integradas no programa "Mais Educação", que já aumenta a carga horária.

A ampliação da jornada diária, ao invés do aumento do número de dias letivos, é a opção mais produtiva para o secretário estadual. Caso a carga horária subisse para 7 horas diárias, Azevedo estima que seria necessário 10% a mais de professores.

 

 

ZERO HORA

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos