Notícia

Clima - 14/08/2019 - Geada desta quarta-feira causou prejuízos para alguns fumicultores do interior de Crissiumal


Formação de geada não foi generalizada

A geada que se formou no amanhecer desta quarta-feira (14) em Crissiumal não foi generalizada, porém causou prejuízos para muitos agricultores.

Em muitas localidades do interior o vento constante que soprou acabou não permitindo o fenômeno, porém, em locais onde não venta tanto, a geada foi muito forte.

A reportagem do Guia Crissiumal conversou durante a tarde com um agricultor da localidade de Lajeado Teimoso que destacou que chegou a levantar durante a madrugada e que o vento dava a impressão de que não haveria geada, porém ao amanhecer, por volta das 06h50min, percebeu que grande parte de sua plantação de fumo foi atingida. Outra parte, que fica em uma área em um local mais alto nada sofreu. Assim, outros canteiros de mudas foram atingidos em cheio na região, praticamente congelando as plantas. A única solução para o caso é o replantio.

Também durante a tarde o Guia Crissiumal conversou com Fernando Leichtveis, chefe do escritório da EMATER local, que relatou que um levantamento preliminar da entidade mostrou as culturas de trigo e milho não tiveram grandes prejuízos. Mas que esses dados precisam ser confirmados nos próximos dias. O trigo mais vulnerável era o que está na emissão de suas espigas. Já em relação ao milho, a maioria teve início de plantio no dia 05 e o mesmo não estava suscetível ao fenômeno.

Na cidade de Crissiumal a geada foi fraca e quase imperceptível. Os termômetros marcaram mínima de 2ºC.

MASSA DE AR POLAR PERDE FORÇA

A quinta-feira (15), será de sol em todo Estado. O dia começa frio, ainda com chance de geadas isoladas na Serra e Campanha. Mas o sistema começa a perder força rapidamente gerando uma grande amplitude térmica.

Na sexta (16), a temperatura sobe ainda mais e o dia será de sol com variação de nuvens em todas as regiões. O tempo aquece rápido e as máximas já podem variar entre 22°C até 28°C° durante a tarde. No sábado (17) tem sol apenas com nebulosidade. A temperatura segue alta No domingo (18) a instabilidade deve retornar ao Estado.

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos