Notícia

Agricultura - 14/08/2011 - Duas Crissiumalenses participarão da Marcha das Margaridas em Brasília


RS terá cerca de 500 participantes

A 4ª edição da Marcha das Margaridas será realizada nos próximos dias 16 e 17, no Parque da Cidade, em Brasília, e espera reunir cerca de 100 mil mulheres trabalhadoras. Neste ano, as participantes seguirão em marcha com o lema "Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade". De acordo com a coordenação do evento, as pautas de reivindicações entregues ao governo no dia 13 de julho partem da constatação de que a pobreza, desigualdade, opressão e violência predominam entre as trabalhadoras do campo e da floresta.

Foram construídas pautas de reivindicação baseadas em sete eixos: Biodiversidade e Democratização dos Recursos Naturais; Terra, Água e Agroecologia; Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Autonomia Econômica, Trabalho e Renda; Educação Não Sexista, Sexualidade e Violência; Saúde e Direitos Reprodutivos; Democracia, Poder e Participação Política. Os eixos são compostos por 158 pontos que, segundo a organização, atendem não somente as trabalhadoras rurais, mas a sociedade como um todo. A Marcha das Margaridas foi assim batizada em homenagem à dirigente sindical Margarida Maria Alves (1943-1983), considerada símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade.

Aqui no Estado, a Comissão Estadual de Mulheres da Fetag, coordenada por Inque Schneider, trabalhou duro para levar a Brasília cerca de 500 mulheres, sendo 180 de avião e 320 de ônibus. Já neste domingo 14, Dia dos Pais, mulheres deixaram a casa, a lida e a família para participar da Marcha.

A expectativa de que a mobilização traga bons resultados é grande em função do atual contexto político, afirma Carmen Foro, diretora de Política para as Mulheres da Contag. Carmen reitera que não há no Brasil uma única organização que mobilize tantas mulheres.

Segundo o vice presidente do STR e presidente do Cooper Fonte Nova de Crissiumal, Marcos Zimmermann, duas mulheres representarão nosso município na marcha. Elas saíram na manhã deste domingo, 14, de Três Passos, rumo a capital federal.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos