Notícia

Clima - 14/06/2019 - Sábado de relembrar granizada histórica que destruiu Crissiumal em 2005


15 de junho de 2005 será lembrado por severa tempestade que devastou parte de Crissiumal

Neste sábado, 15 de junho de 2019, fazem exatos 14 anos da granizada histórica que atingiu Crissiumal. Aquela madrugada e aqueles dias ficaram na memória dos crissiumalenses, como um período de grande dificuldade enfrentado pelo município.

Na época o granizo iniciou em meio a um temporal, com muito vento, por volta das 4:30 da manhã. Durou cerca de 5 minutos, que mais pareciam uma eternidade. Mesmo no escuro, já que a energia elétrica foi interrompida, os estragos já eram percebidos, pois com a forte chuva a água entrava nas casas pelos telhados esburacados.

Relembre reportagem de Silvana Castro, do Zero Hora, no dia 16/06/05, que descreve muito bem a situação:

Bombardeio de granizo em Crissiumal

“De residência suntuosa ao casebre de duas peças, o granizo com vento que provocou pânico na madrugada de ontem, em Crissiumal, no noroeste do Estado, não poupou classe social nem as estruturas mais resistentes das construções. Cerca de 2 mil casas, 80% das edificações da cidade de 15 mil habitantes, foram atingidas, e dezenas de moradores ficaram feridos. Por volta das 4h30min, vidraças inteiras foram estilhaçadas pelas pedras de gelo do tamanho de laranjas. Rombos nos telhados davam a impressão de que Crissiumal tinha sido alvo de bombardeio. O estrondo das pedras acordou a cidade, que parou ontem. O temporal durou no máximo 20 minutos e atingiu ainda os municípios de Humaitá e Sede Nova, onde os estragos foram menores. Não houve expediente na prefeitura durante o dia. Os funcionários ficaram socorrendo famílias desabrigadas. Pelo menos 500 estavam em situação extrema, conforme o prefeito. A luz só voltou ao meio-dia. O comércio não abriu as portas de manhã, e as escolas não funcionaram. O posto de saúde, inundado, não atendeu.

 

Na reconstrução das casas, um homem perdeu a vida, alguns dias depois da granizada, o que aumentou ainda mais a dor dos crissiumalenses. Na área agrícola plantações e pastagens inteiras foram destruídas, com o município tendo um prejuízo financeiro enorme.

 Também, no ano passado, em 03 de outubro, Crissiumal vivenciou novamente uma desvatação por granizo gigante em boa parte do seu território, deixando marcas na cidade, que além dos prejuízos financeiros deixa parte da população com uma verdadeira fobia de temporais. Muitas pessoas tiveram que procurar ajuda de profissionais especializados.

 

Foto: Inema

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos