Notícia

Saúde - 14/06/2017 - Secretaria de Saúde de Crissiumal segue vacinando contra a gripe


Procura pelas vacinas foi baixa

Se em outros anos aconteceram filas e grande procura pela vacina contra a gripe, no ano de 2017 a procura foi baixa, e em Crissiumal centenas de doses acabaram sobrando, mesmo após o encerramento da campanha, onde inclusive a Secretaria Municipal de Saúde continua vacinando a população que tiver interesse.

O Rio Grande do Sul encerrou a campanha de vacinação conta a gripe com 85,08% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários imunizadas, e 82,75% na contagem total, conforme informou a Secretaria Estadual da Saúde nesta terça-feira (13). Com isso, o estado não atingiu a meta estipulada, que era de vacinar 90% do público-alvo.

Na apresentação dos dados, o secretário João Gabbardo dos Reis disse que ainda há 63 mil doses disponíveis por postos do estado para serem aplicadas.

"Provavelmente onde as metas foram alcançadas não se tenha mais doses (...) Os municípios têm autonomia para decidir sua política de distribuição de vacinas, nossa orientação é para que as cidades continuem a vacinar", declarou.

Conforme a secretaria, crianças e gestantes apresentaram a menor cobertura de vacinação do público-alvo. Durante toda a campanha, foram aplicadas 3.605.017 doses, sendo mais de 580 mil para pessoas fora dos grupos prioritários.

 

14 mortes por gripe no ano

O último boletim da secretaria mostra que 14 pessoas morreram por gripe no estado desde o começo do ano. São nove vítimas com Influenza A (H3N2), de 96 casos notificados, duas com subtipo não especificado, duas com Influenza B, de 17 casos, e uma com coinfecção por Influenza A (H3N2) e Infuenza B, de dois casos notificados.

Apenas um caso de Influenza A (H1N1) foi notificado neste ano, com nenhum registro de morte. Em 2016 foram 1.102 casos, com 155 vítimas.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos