Notícia

Cultura - 14/03/2019 - Biblioteca Pública de Crissiumal possui mais de 7800 livros


Saiba mais sobre a biblioteca

Na semana em que se comemorou o Dia do Bibliotecário (12/03), visitamos a Biblioteca Pública Municipal de Crissiumal, a qual leva o nome do jornalista, poeta e professor, Carlos de Laet; para conhecer um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido, junto à mesma. 

Durante a visita conversamos com a professora Kátia Volpatto que é responsável pela Biblioteca. Segundo Kátia, que também é Diretora da Cultura no Município, o trabalho na biblioteca não se resume, apenas, em catalogar e organizar livros ou orientar os usuários na busca por obras e pesquisas. O trabalho de um bibliotecário é, inclusive, de identificar a demanda de informação em diversos contextos, tornar essa informação acessível ao usuário, considerando a diversidade do público.

Apesar do avanço da tecnologia de informação e de comunicação o hábito pela leitura e a procura por livros na Biblioteca, não diminuiu. Os livros seguem ocupando seu espaço, diante desse boom tecnológico. 

O acervo da Biblioteca Carlos de Laet, que está localizado em anexo ao prédio da Prefeitura, possui 7.856 obras catalogados, como obras da literatura infantil, biografias, filosofia, literatura clássica, dentre outras. As obras mais procuradas são contos diversos e literatura infantil. De acordo com Kátia, a busca diária por obras de leitura e pesquisa é grande, e é realizada por todos os públicos, desde crianças até a terceira idade. 

Kátia, ainda, salienta que, considerando o grande fluxo diário de pessoas na biblioteca, o local se torna pequeno. Também, pondera que o ideal seria ter o Museu Municipal, em anexo à Biblioteca, observando que as pesquisas e estudos sobre a história e a cultura do município, seriam mais completos com essa acessibilidade. A Biblioteca disponibiliza aos seus usuários computadores para pesquisas e atividades.

A Biblioteca Pública, oferece ainda, uma atividade diferenciada para crianças das creches e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; com a realização da “Hora do Conto”. A atividade conta, através de fantoches, as histórias encantadoras dos clássicos infantis. A “Hora do Conto” é realizada com o agendamento prévio das escolas.

Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Crie o hábito pela leitura e desfrute das grandes obras literárias, que estão disponíveis na Biblioteca Pública. Já, para quem deseja conhecer um pouco mais da história do município de Crissiumal, poderá visitar o acervo do Museu Municipal, que está instalado, próximo à EMEI Rotermund, com uma exposição de objetos reais e muitas curiosidades sobre a cidade. As visitas ao Museu, também deverão ser agendadas, através do telefone: 3524-1822.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos