Notícia

Geral - 14/01/2019 - Palestra abordará economicidade e benefícios ao meio ambiente com a energia solar fotovoltaica


Dia 17 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal

A Prefeitura de Crissiumal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, juntamente com a EMATER, ATAC (Associação dos Técnicos Agrícolas de Crissiumal) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), estará promovendo na próxima quinta-feira, dia 17 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica.

A palestra, que será ministrada pelo Sr. Airton Luiz Schneider, abordará o tema “saiba como reduzir sua conta de energia elétrica e contribuir com o meio ambiente”. Airton, que é capitão do exército da reserva, possui um profundo e amplo conhecimento sobre o assunto.

A energia Solar é a fonte de eletricidade cujo uso mais cresce no Brasil. Não só por ser limpa e atrativa para investimentos, mas também, por permitir que cada consumidor produza sua própria energia e chegue a reduzir seus custos em até 90%.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) o Brasil conta com 1,7 mil MW (megawatts) de capacidade instalada para produção de energia com sistema solar fotovoltaico. Isso representa, apenas, cerca de, 1% da matriz energética nacional. Porém, é esperado um salto para o setor.

Conforme a Absolar, em 2040 a fonte solar alcançará cerca de 126 mil MW, conquistando o posto de primeira fonte no ranking da matriz, com 32% de participação, superando a hidreletricidade, que terá 29%. A expectativa na expansão do setor é, principalmente, devido ao custo da energia, o qual vem sendo barateado. Hoje essa energia custa, apenas, 17% do que custava em 2010.

O encontro, que será realizado na Câmara de Vereadores, é extensivo à toda a população crissiumalense, que de uma forma ou de outra consome energia elétrica, especialmente agricultores, população urbana, estudantes, bem como técnicos, lojistas e vendedores da área.  

O evento terá início às 14 horas e, também, conta com o apoio da ACI (Associação Comercial e Industrial) e Câmara Municipal de Vereadores.

 

 

Por: Andréia C. Queiroz – Assessoria de Imprensa –

Com informações: Jornal do Comércio e Ambiente Energia

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos