Notícia

Saúde - 13/11/2017 - Projeto Horta é saúde com o Hospital de Caridade de Três Passos


Por Maiqueli Ehrembrinck

 

A Uergs Unidade Três Passos desenvolve o projeto de extensão universitária “Horta é saúde” junto ao Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP). O projeto tem por objetivo geral difundir a Agroecologia e contribuir para promoção da segurança e da soberania alimentar no Hospital de Caridade de Três Passos/RS, através do trabalho de condução da horta na instituição. 

O projeto, que é coordenado pelas professoras da Uergs Unidade Três Passos Danni Maisa da Silva e Divanilde Guerra, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do meio Ambiente e Secretaria Municipal da Agricultura. As primeiras atividades foram realizadas no mês de abril deste ano, com a contribuição dos alunos do 1º semestre do Curso de Agronomia da Uergs Unidade Três Passos, na reimplantação da horta no Hospital (Foto 1).

Foto 1: Secretário do Meio Ambiente, professores e alunos do Curso de Agronomia da Uergs Unidade Três Passos na reimplantação da horta no HCTP

Créditos: Uergs – Unidade em Três Passos 

A comunidade hospitalar, direção, funcionários e administração têm contribuído ativamente na implementação do projeto (Foto 2), que é conduzido por alunos bolsistas e voluntários da Uergs Unidade Três Passos (Foto 3).

Foto 2: Professores da Uergs Danni Maisa da Silva e Mastrângello Enivar Lanzanova (centro), Dr. Lauro Borth, presidente (à esq.) (A) e Sra. Lélia Müller, vice-presidente (à dir.) do HCTP (B)

Créditos: Uergs – Unidade em Três Passos 

Foto 3: Bolsista do Projeto, aluna do Curso de Agronomia da Uergs Unidade Três Passos, Maiqueli Patrícia Ehrebink (A), na horta do HCTP (B), colheita de cenouras (C)

Créditos: Uergs – Unidade em Três Passos 

Além do trabalho de reimplantação da horta no HCTP, também está em processo de implantação um horto medicinal nos moldes de um relógio do corpo humano (Foto 4).

Foto 4: Horto Medicinal – Relógio do Corpo Humano, no HCTP

Créditos: Uergs – Unidade em Três Passos

Através da execução do projeto “Horta é saúde” e do horto medicinal, a Uergs Unidade Três Passos busca, entre outros aspectos, contribuir na formação cidadã de seus acadêmicos, além do fortalecimento da relação de integração da comunidade com a universidade.  

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos