Notícia

Vera Academia - 13/07/2018 - Coluna Vera Academia do dia 13.07.2018


Muita Gordura, pouco músculo

Com o avançar da idade tem início um processo natural de perda de massa muscular, oficialmente conhecido como sarcopenia. O quadro é silencioso, mas não pode passar batido. Ora, um corpo fraquinho está mais sujeito a quedas e hospitalizações. Para piorar, muitas vezes o declínio dos músculos vem acompanhado do acúmulo de gordura. É a tal da obesidade sarcopênica, que eleva o risco de doenças crônicas. Para escapar desse problema e de suas consequências é necessário tomar alguns cuidados como:

Manter uma alimentação equilibrada: comer de forma balanceada é uma das receitas básicas para não deixar a obesidade se instalar. O cardápio deve ter vegetais, umas cinco porções por dia, leguminosas, cereais integrais, lácteos e por aí vai. Faz bem maneirar em itens muito gordurosos, açucarados e cheios de sódio.

Mire em certos nutrientes: os músculos têm preferência à mesa. Nesse sentido, a proteína é o elemento mais desejado, já que ajuda a compor bíceps, tríceps e companhia. Entre 25 e 30% da nossa alimentação deve ser composta de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal. É daí que vem os aminoácidos que o organismo não consegue fabricar. Magnésio e potássio também são bem vindos à musculatura.

Faça atividade física desde cedo: está aí outra maneira de se safar dos quilos extras e, ao mesmo tempo, estimular a formação de massa magra. Assim, o indivíduo mais maduro com os músculos em dia partirá de um patamar elevado rumo ao enfraquecimento natural. Logo, só sentirá os impactos desse processo mais pra frente. A ideia é criar uma espécie de poupança muscular.

Dê atenção aos exercícios de força: Caminhar, correr e pedalar são ótimas atividades, sem dúvida. Ajudam pra valer no controle do peso. Mas, para dar aquele gás no desenvolvimento dos músculos, não tem jeito, é necessário investir em exercícios de resistência, como musculação e pilates. É que essas práticas geram pequenas lesões nos músculos, que são preenchidas com proteínas. Isso turbina o tecido muscular.

Verifique a necessidade de suplementos: às vezes não dá para garantir que os músculos estarão bem cuidados só com exercícios e mudanças na dieta, principalmente quando se trata de um pessoal mais velho. Daí, suplementos de proteínas, antioxidantes, vitamina D e afins podem entrar em jogo para a musculatura não minguar. A indicação, no entanto, deve vir de um especialista. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos