Notícia

Curiosidades - 13/06/2019 - Vídeos da Prost Fest de 1995 e 1998 fazem crissiumalenses voltar no tempo


Imagens foram feitas pelo comerciante Valdir Fockink

Quem viveu em Crissiumal nos anos 90 e 00 certamente viveu ou pelo menos assistiu a alguma Prost Fest, festa germânica criada pela comunidade evangélica e que reunia milhares de pessoas no mês de novembro na cidade.

A festa inclusive foi oficializada pela Lei Municipal nº 1023 do ano de 1990, sancionada pelo então prefeito Luiz de Rosso.

Ao todo a Prost Fest teve 24 edições, com a última sendo realizada em 2012, já enfraquecida, sem as milhares de pessoas que a frequentavam.

Nas maiores edições durante toda a semana haviam eventos culturais e o bierwagen (carro de chope) circulando pelas ruas da cidade no final das tardes. No sábado a tarde acontecia um desfile que reunia muitos grupos de pessoas de toda a região e até de cidades distantes. A noite do sábado era reservada para o baile de sol a sol e no domingo aconteciam provas de chope em metro e outras brincadeiras.

Há poucos registros em vídeo da festa e por isso uma publicação no facebook chamou a atenção do Guia Crissiumal na noite desta quinta-feira.

O comerciante Robson Fockink, do Supermercado Fockink, postou um vídeo no seu canal no youtube com imagens da Prost Fest nos anos de 1995 e 1998.

Os vídeos são de Valdir Fockink, pai de Robson. Valdir Fockink na época comandava um dos grupos que participava da festa, que era o verdadeiro Festival da Alegria, com música alemão e muito chope. Róbson contou ao Guia Crissiumal que seu pai reunia um grupo de amigos, contratava uma banda, participava do desfile, do baile e das demais atividades da Prost.

Assista abaixo ao vídeo:

O Guia Crissiumal agradece Valdir e Robson Fockink pela cedência do vídeo para a matéria do Guia Crissiumal.

 

Imagem: Valdir Fockink

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos