Notícia

Saúde - 13/04/2018 - Secretaria de Saúde de Crissiumal realiza ações prevenção e promoção à saúde bucal nas escolas do município


Ações acontecem nas escolas

Preocupada com a prevenção de doenças bucais nas crianças de todo o município, a Prefeitura de Crissiumal, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando palestras educativas e distribuindo nas instituições de ensino, materiais de saúde bucal, além de repassar orientações sobre a forma correta de escovação e uso do fio dental.

As equipes de Saúde Bucal da Secretaria estarão realizando, semanalmente, um trabalho de prevenção e orientação, junto às escolas municipais e estaduais, do interior e da cidade. A profissionais irão avaliar cada criança e, quando necessário, os pais serão informados e orientados, através de bilhetes, à buscarem para seus filhos, acompanhamento junto à dentista, no Posto de Saúde.

Na tarde desta quinta, dia 12, a dentista Fernanda Severnini e a auxiliar Carine Nunes, realizaram o trabalho de prevenção com os alunos, do 2º ao 5º Ano, da EEEM Rocha Pombo. E, nesta sexta-feira, dia 13 de abril, durante todo o dia, a ação foi realizada pela dentista Bárbara Menegatti, com os alunos, das séries iniciais da EMEF Rotermund e da educação infantil da EMEI Rotermund.

De acordo com a Secretária de Saúde, Suelen Cocco, o trabalho de prevenção das doenças bucais é uma forma mais eficaz de promover a saúde, e as ações nos primeiros anos de vida escolar é fundamental, pois é justamente quando as crianças estão em fase de descoberta que elas aprendem melhor, “Este trabalho vai ser contínuo. E, para isso, foi contratada uma dentista, a qual atuará com as próteses dentárias e, uma vez na semana, estará realizando esta ação junto as escolas do município. Essa ação, se faz necessária, pois percebemos a necessidade no município de Crissiumal, de intensificar o trabalho com as crianças de conscientização, desde pequenos, para a prevenção das doenças e para os cuidados com a saúde bucal”, explicou Suelen.

 

A Secretaria, através da equipe de Saúde Bucal, está efetuando o agendamento dessas ações, junto às escolas.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos