Notícia

Saúde - 13/04/2018 - Quatro anos de muita dedicação e compromisso com o transporte e o amparo de pacientes crissiumalenses


Gilberto Volpatto é motorista da SMS

Construir uma carreira de sucesso exige muito trabalho, resiliência, dedicação e paciência. São tantas as dificuldades e obstáculos no caminho e sempre tem aquele momento em que, cansados, pensamos em desistir. De fato, o desânimo atrapalha e dificulta a conquista dos nossos objetivos. Mas a maneira como encaramos essas experiências faz grande diferença para não nos deixarmos abater e continuar persistindo em nossos sonhos. E, essa lição Gilberto Volpatto, motorista da Secretaria da Saúde de Crissiumal, conhece muito bem.

No dia 04 de abril, deste ano, Gilberto Volpatto, que conduz o micro-ônibus da Secretaria, completou quatro (4) anos de trabalho, junto aos pacientes encaminhados ao município de Ijuí e aparados pela Casa de Apoio à Saúde. O trabalho de Gilberto não se resume em, somente, transportar pessoas para consultas ou exames em Ijuí. Ele é, também, responsável pela Casa de Apoio à Saúde, instalada nessa cidade, a qual recebe diariamente dezenas de pessoas; e, apesar da sua rotina exaustiva de trabalho, dedica-se com afinco aos pacientes, “tenho um envolvimento maior com os pacientes que lá estão, seja na condução dos mesmos até o consultório; no encaminhamento até os hospitais e às clinicas, para a realização  de exames e consultas; como, também, os auxilio na marcação de consultas e exames e na retirada dos mesmos,” descreve Volpatto. Além de dar assistência aos pacientes, Gilberto também, realiza trabalho de retirada de vacinas, as quais são fornecidas à Secretaria de Saúde do Município, pela 17ª CRS-Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí; entre outros trabalhos auxiliares de entrega de documentação e protocolos.

Durante esses quatro anos em que realiza o transporte de pacientes ao município de Ijuí, Gilberto revela um dado impressionante da Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal. Segundo ele, a Secretaria já encaminhou e transportou para o município de Ijuí, praticamente, o dobro da população crissiumalense. “São transportados, diariamente, em média 30 pessoas, durante cinco dias por semana, o que totaliza, aproximadamente 600 pessoas ao mês, ultrapassando 7 mil o número de pacientes transportados a Ijuí, no período de um ano”, explica o motorista.

Além do micro-ônibus que leva os pacientes à Ijuí, a Secretaria de Saúde dispõe de um veículo, junto à Casa de Apoio, o qual é utilizado para a locomoção de pacientes dentro da cidade, como também, para deslocar os pacientes às cidades de Cruz Alta, Santo Ângelo, Panambi e Augusto Pestana.

Mesmo com a rotina corrida, e quase sem tempo, Volpatto é grato pelo seu trabalho e reconhece que é muito satisfatório. “Nesses quatro anos de trabalho, tive o privilégio de conviver com milhares de pessoas, com as quais tive a oportunidade de adquirir a confiança das mesmas; e neste convívio, também, conquistei muitos amigos, pois me esforço para realizar um bom trabalho. Mesmo com pouco tempo disponível pude ouvir relatos e confidências de pessoas que buscam o tratamento de doenças, quando o mais importante seria ter feito a prevenção”, relata.

Para essas pessoas que buscam tratamento de saúde nas clínica e hospitais de Ijuí, a Casa de Apoio, a qual é mantida pelos Poderes Executivo e Legislativo crissiumalense, tem sido de extrema importância. Gilberto diz que pessoas de outros municípios, tentam buscar amparo junto à Casa. ”Quase todos os dias, pessoas de outros municípios, pedem abrigo junto à Casa de Apoio. Lamentavelmente, eu tenho que negar o acolhimento; pois o local é exclusivo para auxiliar os crissiumalenses, os quais tem o privilégio e o conforto de contar com uma casa, onde possam se abrigar dos dias quentes, frios e, até mesmo, quando tem necessidade de permanecer em Ijuí para acompanhar pessoas que estão internadas ou em tratamento. É nessa hora que sentimos a real importância deste local”, descreve Gilberto.

Com o seu trabalho exaustivo e que, toma quase todo o seu tempo, Gilberto diz que é muito gratificante pois tenta ajudar as pessoas em tudo o que está ao seu alcance. “Apesar da fragilidade das pessoas, tento deixa-la satisfeitas. Nesse período em que desenvolvo essa função, para mim significa muito suor, pois tento, ao máximo, me dedicar e desenvolver um bom trabalho, e, que com certeza é somado ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde. Esse esforço, me exige muita responsabilidade e compromisso perante a população assistida, mas na qual tive muita satisfação em poder servir e ajudar àqueles que de mim precisaram; e para os quais sempre estarei disponível para auxiliar. Em especial, quero, também, me sensibilizar com as pessoas que buscam tratamento no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia-CACON do hospital de caridade de Ijuí, pois só quem passa por essa situação sabe do que estou falando. É necessário muita fé, coragem e persistência a todos que buscam o tratamento”, declara.

Quatro anos de profissionalismo, de dedicação, de generosidade e de gestos humanitários, assim é o trabalho de Gilberto Volpatto, motorista da Secretaria de Saúde, que humildemente enfatiza que não é um trabalho individual, mas sim, de toda a equipe da Secretaria de Saúde. “Agradeço a Administração Municipal e a equipe da Secretaria de Saúde que oferece o suporte necessário para que tudo isso seja realidade. E, que juntos possamos fazer, por muitos anos, ainda, o melhor pela saúde dos crissiumalenses”, destaca, e finaliza: “Há momentos na vida que tudo que pedimos à Deus é coragem para enfrentar a vida, fé para continuar acreditando e forças para não desistir jamais”.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz – MTB 18.171

Postado: Leila Ruver
Vídeos