Notícia

Vera Academia - 13/04/2018 - Coluna Vera Academia do dia 13.04.2018


Conheça os riscos de fazer exercícios físicos por conta própria

A prática de exercícios físicos é recomendada para todas as pessoas que desejam manter uma vida saudável. Entretanto, caso não seja praticada da maneira correta e orientada, a atividade física pode se tornar prejudicial à saúde. A falta de orientação pode causar danos sérios às pessoas que exageram nas atividades ou que as praticam de maneira errada. Há o risco de dano músculo-esquelético, além de riscos mais graves para pessoas hipertensas ou diabéticas, que podem ter seus quadros agravados.

O exercício físico é parte fundamental para uma vida saudável. Atualmente, com essa informação plenamente difundida, é comum ver pessoas se exercitando, praticando esportes, correndo, caminhando ou frequentando academias. Essa iniciativa, embora salutar, pode acarretar em prejuízos à saúde caso o praticante não conte com o acompanhamento correto para desenvolver os exercícios. O profissional de Educação Física está apto a realizar esse acompanhamento. A orientação de um profissional habilitado é fundamental para a correta execução do exercício físico, tanto para reduzir o risco de possíveis lesões quanto para auxiliar o aluno a se manter motivado e alcançar os objetivos desejados. 

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS) lembra que o profissional de Educação Física é também um profissional da saúde. A graduação garante o conhecimento do corpo humano e só com esse aprendizado é possível prescrever exercícios físicos. As cargas aplicadas devem ser prescritas levando em conta o tipo físico e o condicionamento do indivíduo. O perigo de pessoas leigas indicarem atividades se dá pelo desconhecimento das disciplinas básicas, como metodologia de treinamento, e do processo científico por trás do condicionamento e preparo físico.

Além da orientação de um educador físico, também é indispensável procurar orientação médica antes de iniciar uma atividade física ou prática esportiva, pois há casos específicos em que alguns exercícios estão restritos. Outra coisa importante a se fazer é definir quais objetivos se deseja alcançar ao se exercitar, como manter ou perder peso, adquirir resistência física entre outros. É possível conquistar um bom condicionamento físico sem precisar ir à academia, fazendo caminhadas ou andando de bicicleta, por exemplo. Percebe-se que antes havia uma preocupação apenas estética de quem praticava exercícios físicos, mas hoje as pessoas associam exercícios físicos à saúde.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos