Notícia

Texto de Opinião - 13/04/2017 - Páscoa - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Paroquianos e amigos! A Páscoa é passagem para uma vida melhor façamos esta passagem para Ele. Que ninguém fique no túmulo do pecado, mas, ressuscite para a graça.

Alegria, aleluia, é ressurreição, o túmulo se abre, O que foi morto vive novamente no meio de nós. Ele prometeu que seria morto, mas, ao terceiro dia Ele ressuscitaria. A sua palavra é verdadeira; “Ressuscitou como disse”(   ). Ele aparece, se faz presente, conversa com os seus, mostra os sinais da crucifição. É hora de acontecer a páscoa em nossas vidas, em nossas famílias e em nossas comunidades. A vida nova precisa germinar. A luz precisa brilhar. O ressuscitado está vivo. Ninguém deve viver na morte do pecado. É hora de viver na graça.

O nome ´Pascoa surgiu a partir da palavra hebraica “Pessach (passagem). Para os Hebreus significava o fim da escravidão e o inicio da libertação ( marcado pela passagem pelo mar vermelho que se tinha aberto para abrir passagem aos filhos de Israel que Moisés ia conduzindo para terra prometida). Para os Cristãos a Páscoa é a passagem de Cristo do túmulo à ressurreição. Esta é a festa das festas, solenidade das solenidades, a festa máxima do cristianismo.

A maneira de celebrar a Páscoa varia muito conforme a fé das pessoas. Para quem não vive ou não celebra uma fé autêntica é festa como as outras, com comes, bebes. Infelizmente para a sociedade hodierna que é consumista, a figura central deste evento perdeu muito espaço para o coelho, e o chocolate. Para o católico que vive e celebra a sua fé, a Páscoa é celebrada e vivenciada com participação nas celebrações litúrgicas, é preparada com penitências, orações e gestos de solidariedade. A Páscoa é Cristocêntrica. Tendo Cristo passado pela morte, venceu a morte e ressuscitou.

Existem vários símbolos que são sinais de Páscoa, mas não são a Páscoa. Páscoa é ressurreição de Cristo. É passagem da morte para a vida. Esta é a verdadeira Páscoa. Para os israelitas é passagem pelo Mar Vermelho para terra prometida, é festa da libertação. É também celebração da noite em que os primogênitos do Egito foram mortos e os primogênitos de Israel foram preservados. Para nós hoje Páscoa é rememorar, isto é, tornar presente em nossa vida este fato salvífico da morte e ressurreição de Cristo. Páscoa é libertação do pecado. É o resgate de toda humanidade em Cristo. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida à Ressurreição. É o dia mais importante para a para toda a humanidade. Por que nela se realiza a salvação para todos. Nós católicos e demais cristãos temos consciência que é a festa máxima. Jesus se entrega, vence a morte e ressuscita para conceder a todos a salvação e vida plena para toda a humanidade. Com isto também nós temos a certeza que ressuscitaremos. A ressurreição é o fundamento da nossa fé. Feliz Páscoa.

Ariquemes,   12/o4/17 Pe Renato José Rohr,scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos