Notícia

Curiosidades - 13/04/2017 - Jaguatirica foi encontrada morta no interior de Boa Vista do Buricá


Animal foi atropelado

Na manhã desta quinta-feira, 13 de abril, uma jaguatirica foi encontrada morta na entrada de Linha Coqueiro/Boa Vista do Buricá. Segundo o internauta que enviou a foto a Jaguatirica teria sido atropelada.

A Jaguatirica é uma espécie ameaçada de extinção e comum na região Sul. Ela tem uma semelhança física com a família dos gatos e das onças, de pelagem amarelada, com pintas escuras.

 Segundo o site Info Escola a jaguatirica (Felis pardalis ou Leopardus pardalis), ocelote ou gato-do-mato, é um mamífero quadrúpede que pertence à família Felidae e à ordem Carnívora. Este felino, originário do continente americano, pode ser encontrado desde a Costa Rica até a Argentina. Quando adulto, seu comprimento pode chegar até 1,35 m (incluindo o rabo), sua altura pode chegar a 50 cm, seu peso oscila entre 11 e 16 kg e sua expectativa de vida é de até 20 anos. A jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma. Sua pelagem é espessa, curta e macia. A cor da pelagem é marrom, branco e preto. 

 Este animal tem hábitos noturnos (embora possa também caçar durante o dia) e vive nas matas, caça com habilidade tanto no solo como em cima de árvores. A jaguatirica tem unhas bem afiadas, que são constantemente afiadas em cascas de árvores. Sua alimentação é variada, sua dieta inclui aves, pequenos mamíferos (macacos, morcegos e roedores), anfíbios, répteis e, em alguns casos, até peixes. Quando mantida em cativeiro, este animal se alimenta de carne picada e pequenos animais abatidos. As jaguatiricas só vivem em pares na época do acasalamento, depois disso, a fêmea expulsa o macho antes mesmo dos filhotes nascerem e é ela que os cria. O desmame ocorre entre 8 e 10 semanas. O macho atinge a maturidade sexual em 2 anos e as fêmeas em um ano e meio. A cada 5 meses, em média,

Foto: internauta especial para o site O Empreendedor / Fonte: Jornal O empreendedor e pesquisa Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos