Notícia

Agricultura - 13/03/2012 - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente começa a organizar produtores de peixes para a semana santa


Produtores que possuem peixes para venda deverão comparecer junto à secretaria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente de Crissiumal comunica a todos os produtores rurais que possuem peixes da espécie Carpa (capim, prateada, húngara e cabeça grande) de açude, para comercialização, que os mesmos deverão passar junto a secretaria para fazer sua inscrição e receber uma visita técnica na propriedade.

 

Cabe salientar que a venda do produto não inspecionado é proibida. Nos meses de março e abril, em virtude da semana santa, os abates de peixes de açude serão realizados excepcionalmente e provisoriamente no Abatedouro de Aves São Sebastião, de propriedade de Marcos Zimmermann. Os abates acontecerão sob inspeção sanitária para que sejam comercializados corretamente nos mais diversos estabelecimentos comerciais do município.

 

Segundo o secretário Valmor Borba de Oliveira a secretaria passou nos estabelecimentos comerciais (supermercados) fazendo o levantamento da quantidade de peixes que será vendida. A Prefeitura será responsável pelo transporte entre propriedade – abatedouro – ponto de venda. Em breve todos os abates acontecerão no abatedouro municipal, que já tem o local da sua construção definido, bem como está com a sua planta pronta.

 

O trabalho de orientação técnica, despesca, transporte de peixes vivos, abate e transporte do produto (peixe eviscerado resfriado) ficará sob supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente.

 

No produto comercializado deverá constar no rótulo:

- Origem (nome do produtor e localidade);

- Local e data de abate;

- Validade e demais informações ao consumidor.

 

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a Vigilância Sanitária do município estarão acompanhando todos os trabalhos inerentes.

 

Imagem meramente ilustrativa.

Fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos