Notícia

Saúde - 12/12/2018 - Chegada do verão aumenta o sinal de alerta contra a dengue


Comunicado é da Prefeitura de Nova Candelária

O verão e suas altas temperaturas costumam representar diversão. Um período que registra o aumento significativo do uso de piscinas, frequência em balneários, praias, acampamentos, entre outros atrativos. No entanto, é neste período em que os cuidados com a proliferação do mosquito da dengue devem aumentar, segundo informações do departamento de endemias da Secretaria de Saúde.

Para garantir uma saúde pública de qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde executa um trabalho continuado que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas as atitudes cabíveis.

De janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias. Classificada em tipos como Clássica, Hemorrágica e Síndrome de Choque de Dengue, a enfermidade pode levar a óbito.

Não existe melhor forma de se evitar a doença do que combater os acúmulos de água, que na maioria dos casos encontram-se em domicílios. Cuide do seu quintal e siga as dicas simples para viver sem medo da dengue.

1 - Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa.

2 - Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento, lembrando sempre da importância da separação. 

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue.

4 – Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.

6 - Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 – Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva.

9 – Realize uma limpeza nas calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com bastante frequência, com a utilização de água e sabão, todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue.

 

Fonte: UBS Nova Candelária. Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação. MTB 19061/RS.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos