Notícia

- 12/10/2011 - Mais atenção para a saúde mental


Neste dia 10 de outubro, foi registrado o Dia Mundial da Saúde Mental

 

Neste dia 10 de outubro, foi registrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data serviu como motivo para reflexão por parte das entidades envolvidas com o tema e foi ressaltada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que reivindicou mais investimentos para serem alocados em prevenção e tratamento de doenças mentais, neurológicas e em outros distúrbios relacionados com o uso de drogas e de outras substâncias interferentes na sanidade das pessoas.

De acordo com a manifestação da OMS, os países de menor renda destinam um percentual inferior a 2% do orçamento para contemplar a população com problemas mentais. Esse contingente gira hoje em torno de 450 milhões de portadores de moléstias mentais. Agrava ainda mais essa questão o fato de que há menos de um especialista para cada grupo de 1 milhão de pacientes, configurando um desequilíbrio de difícil resolução num tempo médio, sendo imperiosa a formação de novos profissionais para atuar diretamente com cada pessoa e com sua família.

Além dos problemas cotidianos que podem ser fonte de perturbações e patologias mentais para muita gente, também é preciso considerar que o advento de catástrofes naturais, conflitos e outras formas de tensão social são causas recorrentes de desequilíbrios psicológicos. Além de os atingidos não receberem a atenção devida do sistema de saúde, ainda recebem a carga extra de serem vistos com preconceito pelas suas comunidades, aumentando seu drama pessoal.

No Brasil, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), destacou a ampliação no total de procedimentos ambulatoriais em saúde mental, de 423 mil em 2002 para 21 milhões no ano passado. Também é importante que se delimitem os casos de internação, sendo esta opção disponibilizada quando se entender devida, pois muitas famílias não dispõem de meios próprios para dar conta de um parente nessa situação de fragilidade.

Fonte: EDITORIAL > correio@correiodopovo.com.br
Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos