Notícia

Geral - 12/09/2011 - Após decisão do TRT-RS empresa John Deere pede que empregados fiquem em casa


Empregados teriam sido avisados por telefone

 

Os 104 trabalhadores demitidos da John Deere no último dia 2 em Horizontina, deveriam voltar ao trabalho nesta segunda-feira por determinação do Tribunal Regional do Trabalho. A decisão, da vice-presidente do TRT-RS, desembargadora MARIA HELENA MALLMANN, atende ao pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Horizontina. De acordo com o tribunal, um acordo entre o sindicato e a empresa deveria ter precedido os desligamentos. Para a desembargadora, a demissão coletiva deveria estar apoiada em razões técnicas e econômicas comprovadas. Segundo ela, o Brasil é signatário de acordos internacionais que não permitem a imposição unilateral de dispensas trabalhistas coletivas.

 

Entretanto, na manhã desta segunda-feira, ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico, IRINEU SCHONINGER, salientou que na sexta-feira quando a entidade não fez a homologação das rescisões, a empresa ligou para os trabalhadores para que eles não retornassem no dia de hoje, apesar da decisão do Tribunal Regional do Trabalho. Segundo SCHONINGER, a empresa pediu para que os metalúrgicos aguardassem em suas casas até o dia 21, quando tem outra audiência no Tribunal Regional do Trabalho. Porem, segundo IRINEU SCHONINGER, o Sindicato entende que estes trabalhadores não comparecendo ao trabalho, a empresa alegará ao Tribunal que eles foram reintegrados, mas ninguém se apresentou.

 

Neste sentido, representantes da direção do Sindicato dos Metalúrgicos estiveram na porta da fabrica na manhã de hoje quando alguns trabalhadores chegaram, e a categoria quer que a empresa conceda um documento de que estes trabalhadores estão de licença remunerada para aguardarem nas suas casas. SCHONINGER ressaltou que a empresa entrou em contato diretamente com os trabalhadores e não para o sindicato, e neste sentido está será pedido ao RH da John Deere um documento, para que após os trabalhadores sejam liberados e aguardar até o julgamento final da decisão. A próxima audiência está agendada para o dia 21, às 14 horas, no Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre.

 

Fonte: Rádio Vera Cruz

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos