Notícia

Variedades - 12/08/2019 - Escritores Ari e Mateus Heck concorrem ao prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras


Aos vencedores em cada uma das categorias será concedido troféu confeccionado pelo artista Lucas Strey

Após terem sido indicados ao Prêmio Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores, agora o escritor Ari Heck e seu filho Mateus Heck estão concorrendo ao Prêmio Melhor Livro de Literatura Infantil com o livro Arizinho – Um Jogador Muito Especial e Melhor Livro de Poesia com o livro Visões.

Mateus Heck concorre com o livro Visões ao Troféu Alceu Wamosy de melhor livro de poesia de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2018, em primeira edição. Já o escritor Ari Heck concorre ao Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura para a infância, independente de gênero, de autor sul-rio-grandense publicado no ano de 2018, em primeira edição.

Aos vencedores em cada uma das categorias será concedido troféu confeccionado pelo artista Lucas Strey em cerimônia a ser realizada para este fim, em data a ser amplamente divulgada. Na ocasião, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras-Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique.

Os jurados aos troféus Alceu Wamosy e Carlos Urbim, será composto, por indicação da Diretoria da ARL, para cada categoria, um júri técnico, formado por, no mínimo, três pessoas de notável conhecimento técnico-literário, que terá a responsabilidade de indicar, no máximo, três finalistas para cada um dos prêmios, entre os livros, dissertações e teses inscritas, bem como proclamar o melhor livro de poesia, a melhor dissertação ou tese, o melhor livro infantil, o melhor livro de narrativa curta e o melhor romance.

Para o escritor Ari Heck, o fato das duas obras figuraram entre os finalistas já é uma enorme conquista e “ter a obra lembrada no maior prêmio literário do RS é muito mais gratificante. E imaginem pai e filho estar nesta lista, isso é de um orgulho tão grande que não dá para expressar”.

O objetivo da premiação é destacar autores sul-rio-grandenses, ainda em produção, que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre literatura sul-rio-grandense e a promoção de livros de determinados gêneros e de seus respectivos autores.

Além disso, os escritores também constam na lista ao Prêmio Minuano de Literatura 2019, promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em breve mais detalhes.

Postado: Leila Ruver
Vídeos