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Geral - 12/03/2018 - Para escoar safra de soja, agricultores de Crissiumal estudam pagar empresa terceirizada para deixar ERS 305 em condições de trafegabilidade


Orçamento já foi feito por empresa de Crissiumal

A novela da ERS 305, estrada que liga Crissiumal a Horizontina de um lado e Crissiumal a Três Passos de outro, ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (12).

A estrada tem ordem de asfaltamento datada de 1989, mas a ligação entre Horizontina / Crissiumal / Três Passos nunca foi finalizada. Agora desde o ano passado a comunidade implora uma solução, para pelo menos poder trafegar no local, o que atualmente só é possível a pé ou de carroça.

Passaram inúmeros governos estaduais, deputados com todos os tipos de promessas, por algumas vezes foram realizados atos solenes de reinício das obras, mas nenhum vingou, a última empresa a abandonar a obra foi no ano de 2012, com a justificativa de que os valores contratados para o asfaltamento estavam defasados em relação a realidade da época. Antes, em 2010 e 2011 muitas manifestações foram feitas na rodovia, com fechamento, queima de pneus sobre a ponte do Buricá, entre outros.

O próprio Governo do Estado reconhece a precariedade da estrada como mostram as matérias dos links: http://www.transportes.rs.gov.br/encascalhamento-da-ers-305-e-demanda-do-municipio-de-crissiumal e http://www.transportes.rs.gov.br/comitiva-de-horizontina-busca-conclusao-da-ers-305.

O encascalhamento da estrada já foi licitado, porém a empresa vencedora não realiza a obra por ter valores em haver do estado.

No último dia 15 de novembro, há quase cinco meses, uma grande mobilização chamou a atenção do Estado para o caos que está a estrada. Naquele dia cerca de 1 quilômetro foi recuperado pelos manifestantes.

A safra de trigo já foi escoada pela péssima estrada, o milho e o tabaco também, agora está em andamento a safra de soja, o que motivou um grupo de agricultores que depende da via para escoar sua produção de fazer um orçamento com uma empresa de terraplanagem para recuperar os trechos mais críticos entre a cidade de Crissiumal e a localidade de Bela Vista. O orçamento prevê transporte de cascalho, a colocação do mesmo e as horas de motoniveladora para a distribuição. O valor seria custeado por agricultores e por empresas interessadas em receber a produção dos mesmos.

Segundo o agricultor Jair Basso, um dos líderes da ação, a comissão que luta pela estrada gostaria de receber a liberação do DAER ou do Governo do Estado para poder recuperar a rodovia, o que por Lei não é permitido, já que mais de 150 mil sacas de soja serão escoadas pela mesma apenas das localidades próximas dos rios Uruguai e Buricá em Crissiumal. Além disso mais de 80 mil sacas de milho estocadas em silos da região precisam sair para o recebimento da safra de soja.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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