Notícia

Agricultura - 12/03/2012 - Abrabio leva produtos de 52 associações brasileiras para Expo West nos Estados Unidos


Associação é presidida pelo crissiumalense Iran Tremtin

 


Cinquenta e duas associações e cooperativas da agricultura familiar tiveram seus produtos expostos durante a Expo West – Natural Products, mais importante feira do setor de produtos orgânicos e naturais dos Estados Unidos, que aconteceu de 9 a 11 de março, através da a Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio). A Abrabio participa do evento com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O presidente da Abrabio e agricultor familiar em Crissiumal (RS), Iran Trentin, destaca a importância da participação da associação na Expo West. “Esta é oportunidade muito boa para apresentarmos os produtos da agricultura familiar brasileira e captarmos negócios nos mercados dos Estados Unidos e Canadá”, disse.

A Abrabio representa 52 associações e cooperativas da agricultura familiar e articula mais de 12 mil agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, pescadores, extrativistas e ribeirinhos que trabalham com produtos orgânicos, seja para uso in natura ou para confecção de artesanato.

Segundo Trentim, a associação está presente em 18 estados brasileiros, e o conjunto das cooperativas da rede tem um faturamento anual de, aproximadamente, R$ 25 milhões.

Com mais de 300 produtos, a associação representou na feira itens como açúcar mascavo, castanha de baru, castanha do brasil, guaraná e café. “Mais de 80% dos agricultores que fazem parte da Abrabio são orgânicos certificados, e na Expo West só vamos apresentar produtos com este perfil”, conclui Trentin. Os empreendimentos associados já exportam para 15 países, entre eles os Estados Unidos, o Canadá e países da União Europeia.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a participação dos empreendimentos da agricultura familiar brasileira na Expo West é uma oportunidade para comercialização e abertura de negócios. “O mercado externo é importante para a consolidação dos empreendimentos da agricultura familiar, sobretudo, aqueles que trabalham com produtos sustentáveis, orgânicos e da sociobiodiversidade”, avalia.

O diretor conta ainda que o mercado americano é o maior mercado de produtos orgânicos do mundo e tem muito interesse nos produtos das florestas brasileiras. “É a nossa primeira participação na Expo West e uma grande oportunidade de ampliar os mercados para a agricultura familiar, em particular o mercado internacional para produtos sustentáveis”, finaliza.

Abrabio na Biofach

A Abrabrio participou da Biofach 2011, maior feira de orgânicos do mundo, realizada todos os anos, em Nuremberg, na Alemanha. Os produtos dos seus associados e de outros oito empreendimentos da agricultura familiar (selecionadas a partir de Chamada Pública) foram expostos em um espaço coletivo, com o apoio do MDA, em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).

Para a diretora da Abrabio, Brigida Salgado, a participação na Biofach foi interessante tanto pela facilidade de fazer contatos comerciais quanto pela possibilidade de conhecer mais o mercado de orgânicos na Europa. “Durante a feira, notamos que existe muita preocupação sobre as condições de trabalho e produção. Muitas pessoas nos questionaram sobre o processo de certificação dos produtos que apresentamos”, relata.

Expo West 
Realizada anualmente na Califórnia (EUA), a Expo West agrega mais de 3 mil expositores e recebe 58 mil visitantes, em cinco pavilhões. Os participantes brasileiros levarão frutas, cachaça, sucos, derivados do fruto do palmito juçara, diversos produtos com certificação orgânica, além de roupas e acessórios da moda sustentável feita a partir da biodiversidade e da cultura brasileiras.

Os empreendimentos foram selecionados por meio de Chamada Pública e integram estande coletivo do IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento.

São eles: a Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica (ABRABIO), com sede em São Paulo; a Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (COAGROSOL), de São Paulo; a Ciano Indústria de Alimentos Ltda, do Rio de Janeiro; a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (ECOCITRUS), do Rio Grande do Sul; Bio Frutas, do Mato Grosso do Sul; a Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul, de Santa Catarina; a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopercerrado), de Goiás; a Cachaçaria Weber Haus, do Rio Grande do Sul, e o Programa Talentos do Brasil, projeto que reúne 18 grupos produtivos e 2 mil artesãs de 16 estados.

As cooperativas e associações que participam da Expo West representam mais de 14 mil agricultores familiares brasileiros. Todos os empreendimentos são formalizados, atuam no mercado internacional ou têm condições e escala para fazê-lo. Além disso, possuem produtos orgânicos com certificação reconhecida na Comunidade Europeia ou Estados Unidos e produtos que apresentem potencial de oferta com regularidade e constância.  


Autor: ASSESSORIA

Fonte: O NORTÃO

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos