Notícia

Polícia - 12/01/2019 - Conheça e previna-se contra golpes corriqueiros


Por William Garcez

BILHETE PREMIADO: Caso apareça alguém com um bilhete de loteria premiado, desconfie. É um golpe. O golpista diz que está precisando de dinheiro de maneira rápida, e, com a ajuda de outras pessoas (também estelionatários), enganam a vítima, que por sua vez dá uma quantia em dinheiro e fica com o suposto bilhete, que de premiado não tem nada.

TORPEDO PREMIADO: A vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio. Ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mesmo depositando dinheiro em determinada conta. Os estelionatários também utilizam nomes de programas de televisão para enganar as vítimas. 

FALSO SEQUESTRO: A vítima recebe uma ligação. Do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo. A pessoa não pode se apavorar, devendo fazer contato com a suposta vítima e conversar com familiares. 

CARRO QUEBRADO: O estelionatário se passa por parente ou conhecido da vítima, dizendo que está com o carro quebrado e que precisa de dinheiro para o guincho ou para pagar o mecânico. Acreditando que o parente ou conhecido está com dificuldades, a vítima realiza o depósito bancário ou ainda coloca crédito de celular para supostamente realizar contato com a seguradora.

ENVELOPE VAZIO: típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um envelope sem o dinheiro. Ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado. Se estiver bloqueado, trata-se de golpe. 

CONFIRMAÇÃO DE DADOS: O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema. A vítima passa os dados e o estelionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone. 

FALSA CASA DA PRAIA: típico golpe realizado nesta época. O estelionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo. A vítima entra em contato com o estelionatário, dá uma entrada (sinal) e depois o estelionatário some. Para não cair no golpe não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (corretor de imóveis).

DINHEIRO DO EXTERIOR: Trata-se de golpe aplicado por meio de perfis falsos nas redes sociais, como o Facebook ou Instagram. Os registros dão conta de artimanha onde um perfil falso dizendo-se soldado ou embaixador de país estrangeiro inicia conversa privada e, após ganhar a confiança da vítima, diz que irá fazer uma remessa de dólares ao Brasil. Após longas conversas, o engodo procede com o golpista solicitando depósito de dinheiro para "liberar mala diplomática na Receita Federal" ou, então, para "liberar mala diplomática na alfândega". Não caia nesse golpe: Interrompa imediatamente a conversação. Não forneça nenhum dado e não efetue qualquer depósito.

 

DICAS DE SEGURANÇA

Lembre-se de três coisas:

1. Quando a oferta é demais, desconfie. 

2. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada (ou quase nada).

3. A arma do estelionatário é o poder de convencimento, a persuasão.

4. Muitas vezes o golpista se alimenta com informações que a própria vítima dá.

William Garcez, Delegado de Polícia, Titular da Delegacia de Polícia de Crissiumal.

Professor de Direito Penal da FEMA (Santa Rosa-RS) e da AD VERUM (Recife-PE).

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos

Festa Junina Regional das APAEs




Jantar dos Namorados Restaurante Cavalinho Branco




Sábado - 22/06/2019 Festa Junina Fluminense de Vista Alegre

Festa Junina com a tradicional fogueira.Animação Magnos e Mauri.

Domingo - 23/06/2019 Taça Hoffnung de Velocros

Na Chácara Simionato, ao lado da AABB.

Sexta-Feira - 28/06/2019 3º Arrasta-Pé Junino da AFPM

Com jantar de comida típica caipira. Animação Cia SN Banda Show. Ingressos R$ 22,00.

Sábado - 20/07/2019 Baile da cuca e linguiça CLJ Crissiumal

Salão Paroquial Católico. Animação estação Biss.Início 21h. Valor R$ 20,00 por pessoa