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Texto de Opinião - 12/01/2018 - A importância da parceria entre família e escola na Educação Infantil


Por Claudia Cristina Schwendler Koch - Pedagoga

Quando se fala em Educação Infantil, são muitas as ideias que surgem na cabeça e nos vêm imagens de paredes repletas de personagens infantis e pracinhas cheias de crianças brincando. Mas para saber o que realmente acontece dentro das creches, só mesmo convivendo diariamente para observar o enorme comprometimento dos profissionais da educação que muitas vezes deixam seus próprios filhos aos cuidados de outras pessoas e se dedicam totalmente aos seus pequenos educandos. O envolvimento e tão grande, que se conhece cada criança, seus medos, seus anseios, seu modo de agir e de pensar. São pequenos seres diferenciados e o educador precisa buscar a melhor forma de chegar até eles, de se fazer entender e ser aceito.

Os professores são seres fundamentais na vida das crianças, e aqueles que atuam na Educação Infantil são verdadeiros pilares para o desenvolvimento das mesmas. A escola é o segundo ambiente socializador em que a criança é inserida, onde o professor, além de ser um educador, tem influência para orientar e motivar seus alunos, facilitando o acesso a informações e dados, ao conhecimento acumulado pela sociedade, conduzindo, avaliando e executando experiências, eventos e projetos para que a construção da aprendizagem seja completa desde o primeiro contato dos mesmos com a instituição. A Educação Infantil, juntamente com a educação vinda dos pais, é primordial na formação de um indivíduo no que diz respeito não somente a transmissão de conhecimento, mas também ao englobar questões relacionadas ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética e outros valores fundamentais para a convivência harmoniosa do ser humano na sociedade.

Na Educação Infantil, o professor é um dos responsáveis por estimular atitudes respeitosas por parte das crianças: respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a sua vez na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que serão levadas para fora do ambiente escolar, complementadas com os ensinamentos adquiridos na família. O educador também é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade. Para isso, ele deve promover atitudes, estratégias e comportamentos que favorecem a melhor aceitação e desenvolvimento da criança no ambiente escolar, sempre de maneira carinhosa, servindo de exemplo para a mesma.

É na fase dos 0 aos 6 anos, chamada de primeira infância, que as crianças passam a perceber o mundo e despertam uma curiosidade nata e investigativa, sempre questionando e querendo saber o porquê das coisas. Com isso, a criança constrói sua própria identidade, baseada na exploração do meio em que vive, na construção dos relacionamentos interpessoais, na obtenção do conhecimento e valores a ela ensinados, e nas brincadeiras, que são a forma mais produtiva de adquirirem conhecimento e se relacionarem com outros. Por isso, na primeira infância, é primordial que o educador ofereça, juntamente com os pais, todas as ferramentas necessárias para a construção dessa identidade. Os pais podem fazer isso criando situações que permitam agregar conhecimento, organizar o espaço físico, ensinar como manipular e explorar materiais concretos e harmonizar trocas orais constantes com crianças e adultos. Dessa forma, ocorrerão as trocas afetivas, enfrentamentos e resoluções de conflitos, e os pais perceberão como a criança lida com frustrações e desafios.

Os pais que se comprometem em saber como está evoluindo o desempenho dos filhos estão mais dispostos a ajudarem o professor a vencer os desafios educacionais, adotando medidas complementares em casa. Isso é fundamental para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento não só relacionado ao aprendizado intelectual, mas também a construção e a preservação de valores e atitudes que serão usadas por elas em todos os ambientes os quais estão inseridas. Quando pais e profissionais da educação interagem de maneira contínua e tentam resolver conflitos juntos, considerando sempre as causas e dificuldades, é maior a probabilidade de que o problema seja resolvido rapidamente e de forma efetiva, favorecendo todos os envolvidos, principalmente a criança. 

Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança, vai precisar acompanhar as atividades realizadas no colégio, conversar com o professor e discutir as melhores formas de aprendizado baseado no perfil da criança. As atividades e brincadeiras feitas em casa podem e devem complementar a educação da escola, proporcionando um desenvolvimento infantil integral para o seu filho. A escola por si só não é suficiente para suprir todas as necessidades educacionais da criança, assim como os pais sozinhos não são capazes de oferecer uma educação completa, e é por isso que a relação entre pais e professores é tão importante na Educação Infantil, como também nas demais etapas da vida escolar. 

Postado: Leila Ruver
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