Notícia

Ageleite - 11/11/2011 - Momento Leite 051


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.51 - Momento Leite:
- Produtores de leite de Minas Gerais reclamam da baixa do preço do leite
- Argentina recebe contraproposta do Brasil de exportação de leite em pó
- Argentina com produção maior e preço do leite menor
- Importância econômica do leite no Rio Grande do Sul

Produtores de leite de Minas Gerais reclamam da baixa do preço do leite - Produtores rurais de Uberlândia reclamam da baixa antecipada do preço do leite. O produto teve queda média de 0,3% em todo o país no mês de outubro. E em Minas a redução registrada foi de 1%. O motivo está relacionado à importação do leite. Os produtores estranharam a mudança que, há princípio foi atribuída à chegada do período chuvoso. (G1)

Argentina recebe contraproposta do Brasil de exportação de leite em pó - Chegou a contraproposta do Brasil: 3.600 toneladas. Desde o princípio do ano, Argentina e Brasil negociam um novo limite na cota mensal de exportação de leite em pó. A Argentina quer aumentar para 4.400 toneladas mensais. O Brasil, ao contrário, sob pressão dos produtores, e para reduzir o déficit comercial da balança comercial de lácteos, que é o maior dos últimos 10 anos, está mais perto de 3.300 toneladas. Esta semana, a Argentina vai responder. A ausência de acordo permitiu à Argentina aumentar em 60% suas exportações de leite para o Brasil, chegando a 37 mil toneladas. A média mensal que no ano passado foi de 2.500 toneladas/mês, passou, este ano para 4.100 toneladas. Entre janeiro e setembro de 2011, o Brasil registrou um saldo negativo na balança comercial de lácteos de US$ 434,8 milhões, 104% superior ao registrado no mesmo período de 2010. Em 9 meses o Brasil importou 619 mil toneladas de lácteos em equivalente litros de leite, e poderá chegar a um milhão de toneladas até o final do ano. (Terra Viva)

Argentina com produção maior e preço do leite menor - Com a primavera vem o pico de produção, a queda nos preços e agora a implantação do Pagamento Único. Também está ocorrendo o atraso de pagamento por algumas indústrias, em um cenário de excesso de oferta de matéria-prima e de queijos no mercado interno. Néstor Roulet, da Confederação das Associações Rurais admitiu atrasos, devido às mudanças no esquema pagamento. Estima-se que somente no primeiro semestre tenha havido uma sobreoferta de 200 milhões de litros de leite, e a produção total de 2011, deverá chegar a 11 bilhões de litros, 10% a mais que a de 2010. (Terra Viva)

Importância econômica do leite no Rio Grande do Sul - A cadeia produtiva do leite tem grande importância para a economia nacional, e gaúcha em particular. Está presente em 90% dos municípios, gera ocupação para 120 mil famílias e responde por 2,67% do PIB, movimentando, anualmente, cerca de R$ 6 bilhões. Desempenha, ainda, papel estratégico socialmente, pois é garantia de renda segura ao produtor o ano todo, especialmente aos pequenos e médios, além de ser elemento de fixação das famílias no campo. No Brasil temos 1,252 milhão de famílias ocupadas com o leite, ou seja, praticamente a população do Uruguai vivendo da atividade. Só ficamos atrás da Rússia, onde 1,994 milhão de famílias exploram o negócio leiteiro. Entretanto, nossos índices de produtividade estão aquém das reais possibilidades. (Jornal do Comércio/RS)

Um grande abraço, um final de semana cheio de afeto, recheado de paz, lotado de serenidade, completo de esperança, repleto de boas energias e com todo o colorido da alegria. Enfim, um final de semana TUDO DE BOM!


O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos