Notícia

Agricultura - 11/10/2018 - Empresa Alibem fez apresentação aos crissiumalenses


Encontro aconteceu na noite dessa quinta-feira

Realizado na Câmara Municipal de Vereadores, Crissiumal recebeu na noite desta quinta-feira (11) o evento de apresentação da empresa Alibem, que fará o mesmo nas 56 cidades onde atua.

Durante duas horas o superintendente da empresa Juscelino Gonçalves explanou sobre a empresa, suas atividades e seus planos futuros.

A Alibem é uma empresa brasileira do ramo alimentício, fundada no ano de 2000 em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Atua no segmento de proteína animal, tendo como base duas marcas: a ALIBEM, produtora de carne suína e a AGRA, produtora de carne bovina. As unidades industriais estão localizadas no Rio Grande do Sul (suínos) e Mato Grosso (bovinos). Sendo a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande do Sul e a 5ª maior do Brasil em volume de abates, gerando mais de 4 mil empregos diretos. Exportando para mais de 40 países, tendo sua produção de carne suína proveniente da criação própria de suínos, com 100% da cadeia verticalizada. Através dessa parceria com cerca de 800 pequenos produtores rurais em sistema de integração, conseguindo gerar valor à cadeia e contribuir para o aumento da renda e o desenvolvimento social em diferentes comunidades. Atualmente a empresa abete diariamente 7000 suínos na região, sendo 3000 em Santa Rosa, 3000 em Santo Ângelo e 1000 em Seberi. A empresa possuiu 156 produtores integrados em Nova Candelária, que receberá uma nova fábrica de ração, e 84 em Boa Vista do Buricá.

Um dos assuntos mais aprofundados por Gonçalves em sua explanação é a preocupação com a sucessão rural, já que assim como nossa região, a Alibem tem um grande número de integrados com idade avançada e sem perspectiva de sucessão. “Aqui se tem vocação para criar suínos, porém criamos os filhos para trabalhar com tecnologia, longe do campo, e por isso desenvolveremos um projeto de sucessão”.

A Alibem tem planos futuros para Crissiumal, onde pretende investir em produtores integrados, uma vez que a empresa enxerga em Crissiumal um município com potencial de crescimento no agronegócio. Citou como exemplo Nova Candelária, que na sua opinião em cinco ou seis anos será o maior PIB agropecuário do RS.

Gonçalves ainda abordou temas como a tecnologia, o cenário rural e o meio ambiente. “O campo hoje é o negócio mais atraente, mas nem todos percebem isso. O mundo precisa de alimentos. Esse é o negócio do futuro”.

O prefeito Roberto Bergmann durante o encontro destacou que o Município está preocupado com a área agrícola, inclusive anunciando que no próximo mês irá nomear um Secretário para a pasta da agricultura, dando ênfase aos trabalhos de apoio aos agricultores interessados em entrar nessa área.

A plateia da apresentação foi composta pela equipe da Administração Municipal, prefeito municipal, vereadores, agricultores, suinocultores, comerciantes, agentes bancários, estudantes, entre outros.  

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos