Notícia

CLJ / MDJ - 11/10/2011 - CLJ completa 10 anos em Crissiumal


Comunidade é convidada para festa em comemoração

Curso de Liderança Juvenil – CLJ é um movimento da Igreja Católica, onde fazem parte os jovens, popularmente conhecidos como 'manos', os casais de adultos, chamados 'tios', e o acompanhamento de um Diretor Espiritual, que pode ser um Padre, uma Irmã ou Religiosos.  

 

O Movimento do CLJ iniciou na Igreja São Pedro em Porto Alegre no ano de 1974 pela iniciativa do Bispo Dom Zeno Hastenteufel; na Diocese de Frederico Westphalen foi implantado no ano de 1990 por iniciativa do Bispo Dom Bruno Maldaner, e em Crissiumal no ano de 2001 pelos casais Rufino e Nilsa Klein e Astor e Inês Baron, sendo o Padre Serginho o primeiro Diretor Espiritual.  

 

Pertencemos ao CLJ da Região Celeiro, que é composta por sete paróquias, Santa Cecilia de Humaitá, São José de Sede Nova, São Sebastião de Campo Novo, Santa Catarina de Braga, Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco e Cristo Redentor de Redentora. 

 

Temos o Secretariado Diocesano, que coordena todos os grupos regionais da diocese com sede em Frederico Westphalen; o SUB Secretariado Regional que orienta os grupos paroquiais, e os PSPs - Pequenos Secretariados Paroquiais que coordena o grupo na sua paróquia. Todos compostos por presidente, secretário, tesoureiro, casal de Tios e Diretor Espiritual.  

 

O CLJ tem método próprio, busca formar lideranças jovens para serem evangelizadores dos próprios jovens. Sendo líderes nas famílias, nas comunidades, nos ambientes onde principalmente os jovens vivem e convivem. Dentro desses objetivos, quer oferecer também aos jovens condições para a realização de sua vocação pessoal. 

 

Este ano, nossa comunidade esta em festa, porque o CLJ comemora 10 anos de caminhada. Muitos já passaram pelo movimento, e hoje são grandes líderes, seguidores e evangelizadores de Cristo.  

 

Nestes 10 anos de História, fizeram o curso 3 Padres, 2 Frater, uma Irmã, 11 Casais de Tios e 145 jovens. Muitos deste já constituíram família, foram morar em outra cidade, seguiram sua caminhada fora do grupo. Atualmente nosso grupo tem em torno de 30 participantes ativos. 

 

Graças ao esforço do Padre Serginho e dos primeiros tios e jovens o CLJ foi trazido para Crissiumal, e pela perseverança dos demais que sucederam e deram continuidade ao movimento.  

 

O CLJ de Crissiumal realiza e procura se envolver nas atividades da comunidade, entre elas destacamos a Missa Jovem, visitas e doação ao Hospital, Asilo e Lar Bom Pastor, participação na Gincana Pela Vida, Dia das Crianças e Dia do Coelhinho, Mateada Pela Vida, celebrações e eventos da Igreja, e do próprio do movimento.

Convidamos toda a comunidade e em especial todos àqueles que já fizeram parte do movimento para participar da missa de Ação de Graças em comemoração aos 10 anos do CLJ no dia 15 de outubro, na Igreja Matriz às 18 horas, logo após terá jantar de integração no salão paroquial.

 

CLJ - Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos