Notícia

Geral - 11/09/2018 - JBS anuncia que vai fazer as adequações necessárias para o retorno da atividade de abate e corte na unidade de Três Passos


A empresa decidiu pela realização dos investimentos em reconhecimento ao apoio recebido

Bons resultados podem ser compartilhados com a comunidade trespassense e regional sobre a situação instalada, a partir da auditoria do Ministério do Trabalho à Unidade de Abate de Suínos da JBS de Três Passos, ocasionando na interdição da planta, e a paralisação do abate de suínos e dispensa dos funcionários de suas atividades.

A mobilização da comitiva que se reuniu com a empresa no Gabinete da Prefeitura de Três Passos para unir esforço em torno da causa, que após esteve em audiência com o Governo do Estado para levar a preocupação e buscar apoio na solução do empasse, já colhe resultados.

Neste dia 10 de setembro, a empresa informou que serão realizadas as adequações de ergonomia e segurança, tais como: proteção de esteiras transportadoras, instalação de plataformas pantográficas e instalação de proteções em máquinas, o que possibilitará a desinterdição e retorno da atividade de abate e corte na unidade.

Essas adequações serão realizadas por empresas especializadas, para atendimento às normas, em uma investimento de R$ 3 milhões. O retorno do abate está previsto para entre os dias 24 e 26 de setembro, condicionado pela desinterdição a ser realizada pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho de Santo Ângelo.

Conforme informações da gerente da Unidade de Três Passos da Seara Alimentos/ JBS, Mirta Thiesen, a empresa decidiu pela realização dos investimentos em reconhecimento ao apoio recebido pelos representantes municipais e estaduais, pelas entidades de classe, pelos produtores rurais e pelos trabalhadores da indústria.

A expectativa, segundo a gerente, é que a retomada da produção ocorra dentro do previsto, com muita segurança e qualidade. “Vamos trabalhar firmes pelo crescimento da unidade, mantendo nossos resultados e oportunizando desenvolvimento para nossos colaboradores e para nossa comunidade”, ponderou.

O prefeito Municipal de Três Passos, José Carlos Amaral, que liderou a comitiva formada por representantes de entidades, enfatizou que esta notícia vem aliviar não apenas os trabalhadores que dependem da empresa para o sustento de suas famílias, mas de um modo geral à comunidade regional.

“Sabemos o que a JBS representa, não apenas para Três Passos, mas para o Estado, e tendo em mente isso, a Administração Municipal, junto com entidades como a Câmara de Vereadores, Cacis, Sindilojas Celeiro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sintricas, Assuípassos, Fetag, Fecomércio, funcionários, Assembleia Legislativa e Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura, não mediu esforços para ir em busca de apoio para a resolução do empasse”, salientou o prefeito Zé Carlos.

A Unidade da JBS emprega diretamente 880 funcionários, e cerca de 5.600 pessoas estão envolvidas indiretamente na cadeia produtiva, entre transportadores, integrados, prestadores de serviços e produtores. A JBS é responsável por 38,41% do Valor Adicionado Fiscal de Três Passos neste primeiros 6 meses do ano, sendo hoje, além da maior empregadora, a maior empresa do município em termos de arrecadação.

 

Fonte: Prefeitura de Três Passos /  Foto: Difusora Celeiro

Postado: Leila Ruver
Vídeos