Notícia

Geral - 11/09/2018 - Dados Estatísticos de grande relevância foram apresentados durante o SIEF


Guia Crissiumal traz matéria com alguns dos dados sobre Crissiumal

Conforme o Guia Crissiumal informou ainda na noite de segunda-feira, o Seminário de Inovação e Empreendedorismo da FAHOR foi realizado na segunda, numa parceria entre a FAHOR, a ACI e a Prefeitura de Crissiumal.

O Seminário teve a participação dos professores Stephan Sawitkzi, economista e coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR; Márcio Kalkmann, professor e mestre em Economia; Jonas Silva, administrador, professor e mestre em Desenvolvimento  e Marcelo Blume, administrador, mestre em Engenharia de Produção e vice-diretor da FAHOR.

O Guia Crissiumal que acompanhou o evento separou alguns números interessantes apresentados no evento.

Do atual número de 13.544 pessoas estimadas pelo IBGE em Crissiumal 2799 pessoas trabalham como assalariadas, sendo 814 destas em Indústrias de Transformação, 668 no comércio e 567 na administração pública municipal e estadual. Entre os assalariados, 1233 pessoas tem o ensino médio completo. Este pessoal tem renda média de R$ 20.478 de renda per capta por ano. 

O município possui ainda 1592 estabelecimentos rurais (propriedades), que geram em média 44,4 mil reais anuais de renda. São ainda 72 estabelecimentos de industrias de transformação, que geram 408,3 mil reais anuais de renda cada um em média. Também são 359 estabelecimentos de prestação de serviços, que geram 308 mil reais em média por ano, cada um.

Crissiumal tem na atualidade 25.300 bovinos, sendo destes cerca de 9.500 vacas leiteiras, liderando a população de bovinos da região. Suínos são 39000, onde Crissiumal é a 6ª força da região. O trigo é produzido em 133 propriedades, soja em 519 e milho em 1236.  

Em relação aos implementos agrícolas, Crissiumal tem 756 tratores (um crescimento de 56% na última década), 425 semeadeiras e plantadeiras e 129 colheitadeiras.

Em relação a agricultura Crissiumal registrou na última década uma grande queda do número de moradores e propriedades rurais. Ao mesmo tempo os menores lucros e a necessidade de dedicação de algumas áreas fizeram a produção da maioria das culturas aumentarem nesse período.

 

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos