Notícia

Educação - 11/09/2018 - Câmara Mirim apresentou ao Executivo de Crissiumal, Projeto de Lei Município Renovado e Colorido


Prefeito recebeu vereadores mirins nesta segunda

Os vereadores mirins de Crissiumal apresentaram na manhã dessa segunda-feira (10), ao Executivo Municipal, o Projeto de Lei "Município Renovado e Colorido".

A entrega do Projeto aconteceu durante a reunião semanal da equipe da administração municipal, contando com a presença do prefeito Roberto Bergmann, do vice Elisio Antônio Eckert e dos secretários municipais. Os vereadores mirins estiveram acompanhados no ato pelo vereador Renato Saling, idealizador da Câmara Mirim.

O Programa  Município Renovado e Colorido, será destinado ao cultivo de mudas de plantas ornamentais destinadas ao  embelezamento das escolas, praças públicas, canteiros e outros logradouros públicos da cidade de Crissiumal.

Ele terá a instalação de estufas para a produção de mudas de flores nas escolas da rede municipal de ensino, nas quais será construída a estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade floricultura, com recursos humanos e de materiais das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural,  Pesca e Meio Ambiente e de Obras Públicas, Habitação e Saneamento.

Segundo o Projeto de Lei, a mão de obra necessária para o desenvolvimento das atividades será prestada de forma voluntária, conforme convênio a ser firmado entre as escolas e entidades ou empresas aderentes ao programa, e será executada sob a supervisão e orientação de técnicos da secretaria municipal Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente e EMATER/ASCAR.

Segundo os vereadores mirins o programa tem como objetivos: Promover o embelezamento da cidade; O fornecimento de mudas de flores gratuitamente para as necessidades da administração pública municipal; O desenvolvimento de habilidades e aptidões dos alunos e demais voluntários que participarão do programa, os quais obterão o conhecimento necessário para replicar as técnicas da floricultura em suas residências; O maior desenvolvimento turístico local, mediante o embelezamento da cidade com o ajardinamento de logradouros públicos e residências.

O Município de Crissiumal poderá celebrar convênios com instituições de ensino e com entidades públicas ou privadas, assim como entidades sem fins lucrativos, objetivando a viabilização do presente programa.

O Projeto de Lei foi assinado pelos vereadores mirins: Alana Kuhn, Arnildo da Cunha. Cristian Queiroz, Daiane Saling, Djeisson Lauxen, Elvis Klunk, Junior Leal, Luana Flores, Emili Dutra, Emanueli Witczak, Geovana Reis e Maiara Kohl.

Na justificativa ao Projeto de Lei os vereadores informaram de que as atividades que se pretende desenvolver através do programa, já foram previamente discutidas e aceitas pelas escolas da rede municipal Benno Bender e Rotermund, bem como também já foram contatadas diversas entidades como Emater, Lions Clube, Leo Clube, Abemec, entre outras, o que evidencia a viabilidade e o interesse da comunidade.

O prefeito Roberto Bergmann deverá agora encaminhar o Projeto para apreciação dos vereadores na próxima Sessão Ordinária, no dia 17/09.

 

Foto: Sidinei Casagrande / Câmara de Vereadores

Fonte: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos