Notícia

Curiosidades - 11/07/2019 - Fotos de rastros de aviões foram sucesso nas redes sociais dos moradores da região nessa quinta-feira


Chuva pode voltar nessa sexta

A quinta-feira (11) na região foi marcada pelas trilhas de condensação dos aviões, que permaneceram por mais tempo do que o normal no céu. Muitas fotos foram postadas nas redes sociais desde cedo e ao longo do dia.

Segundo matéria sobre o assunto no passado, da Metsul Meteorologia, as trilhas são observadas na forma de rastros deixados pelo resfriamento do vapor de água a partir dos exaustores dos aviões. Quem está a bordo não consegue notar, mas do solo, as linhas são muito visíveis. A duração deles está associada a condições de temperatura e vento, mas a maior parte da literatura aponta para os níveis de umidade. Quando na altitude em que estão voando as aeronaves, via de regra ao redor de 10 a 11 mil metros, o ar está mais seco os chamados “contrails” duram pouco. Se a atmosfera estiver mais úmida, eles tendem a permanecer mais tempo no céu.

O Guia Crissiumal fotografou e filmou um voo da companhia Iberia, que faz a linha Madrid – Buenos Aires, que passou sobre Crissiumal no final dessa quinta. Assista abaixo ao curto vídeo feito com bastante zoom na lente:

Geralmente os rastros precedem chuva e dessa vez isso pode se confirmar, já qie o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir desta sexta. Sol aparece entre nuvens no Estado, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Na maioria das regiões, tempo ficará instável, especialmente no Oeste, Centro e Sul gaúcho. Não está afastada a chance de chuva de granizo isolada.

De acordo com a MetSul Meteorologia, chuvas isoladas não estão descartadas nas demais regiões. 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos