Notícia

Geral - 11/07/2017 - Reunião com os beneficiários do BPC está marcada para esta sexta-feira


A reunião contará com a presença da Assistente Social do INSS

Na próxima sexta-feira, dia 14 de julho, acontecerá uma importante reunião com os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), pessoas com deficiência e idosos de Crissiumal.

A reunião que ocorrerá na APAE de Crissiumal, com início às 14 horas, tratará de assuntos referentes às modificações do benefício e contará com a presença da Assistente Social do INSS que explanará sobre o BPC.

A Assistente Social do CRAS, Tatiane Miranda, prestou informações sobre o que é o BPC e quem tem direito ao Benefício e, principalmente, que o Benefício não gera 13º salário.

 O que é o BPC?

O BPC é um benefício da Assistência Social. Isso significa que o BPC é um direito dos cidadãos brasileiros que atendem aos critérios da Lei e que dele necessitam. O valor do BPC é de um salário mínimo, pago mensalmente às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.

Quem pode receber o BPC?

Podem receber o BPC as pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a ¼ do salário mínimo.

Como saber se você tem direito ao BPC?

Idosos – Você precisa comprovar que tem 65 anos ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário e que a renda familiar é inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. Pessoas com deficiência – Você deve comprovar que a renda da sua família é inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa e que não recebe nenhum benefício previdenciário. Deve comprovar, também, a sua deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.

Fonte: Andréia Queiroz – Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos