Notícia

Saúde - 11/05/2017 - Usuários e servidores do CAPS I Novo Horizonte participaram de evento REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL em Ijuí


Evento aconteceu nesta quarta-feira

Usuários e servidores do CAPS I Novo Horizonte, participaram no dia de ontem de um evento sobre reabilitação Psicossocial no município de Ijuí. O evento realizado faz parte de um conjunto de ações do Projeto “Percursos formativos da RAPS: Intercâmbios entre experiências” e alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial que é sempre comemorado no dia 18 de Maio de cada ano. 

A programação foi organizada pela Coordenação Municipal de Saúde Mental de Ijuí, e também contou com a presença de usuários, familiares e colaboradores em saúde mental de Crissiumal e Panambi. Pela manhã o evento foi realizado uma roda de conversa com a temática “Reabilitação Psicossocial na RAPS- Rede de Atenção Psicossocia”l para os profissionais da rede, onde contou com a colaboração dos profissionais da RAPS de Panambi, profissional do RH da Cotripal e de profissionais do INSS de Ijuí. A tarde o evento realizado foi aberto ao público, onde os usuários do CAPS de Crissiumal se fizeram presentes e foram contemplados com a apresentação do CAPS de Ijuí e o ponto chave da tarde foi os relatos de outros pacientes em saúde mental dos municípios de Panambi e Ijuí, que possuem em seus municípios associações regulamentadas de usuários e familiares em saúde mental. 

A oportunidade dispensada está de acordo com as diretrizes do SUS, Política de Saúde Mental e Legislação vigentes sobre os CAPS, que preconiza a reinserção do paciente na sociedade, participação de ações externas ao CAPS e empoderamento e protagonismo dos usuários em saúde mental. Foi de suma importância a participação não de apenas os profissionais do CAPS, bem como os pacientes que frequentam os serviços, pois os mesmos puderam ouvir relatos de pacientes de outros municípios e também houve um momento que os usuários de Crissiumal usaram a palavra e falaram dos serviços ofertados em saúde mental em Crissiumal. 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos