Notícia

Agricultura - 11/05/2017 - Em assembleia FETRAF-RS define pela continuidade da luta


Encontro aconteceu nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 11 de maio, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), realizou em Passo Fundo uma assembleia ordinária para discutir as ações do Acampamento em Defesa da Previdência.

No encontro, representantes das regiões do Alto Uruguai, Altos da Serra, Botucaraí, Celeiro, Serra, Médio Alto Uruguai, Sul estiveram presentes destacando as ações realizadas em cada região.

A FETRAF-RS desde o ano de 2016 vem lutando contra o desastre econômico, político e social que se tornou o Brasil, através da política neoliberal e radical do Governo Temer. Realizando mobilizações através da Caravana da Agricultura Familiar, Acampamento em Defesa da Previdência realizado em todo o Estado de 25 a 28 de abril e a Greve Geral que teve a participação de diversas entidades sindicais no dia 28 de abril.

Conforme as lideranças, a avaliação dos protestos é positiva, já que tem conseguido mobilizar um grande número de agricultores, tendo também o apoio da sociedade, para luta contra as Reformas da Previdência, Reforma Trabalhista, entre outros projetos que o Governo Temer vem tentando aprovar.

 

Ocupa Brasília

Ocupa Brasília é uma ação planejada pelas centrais sindicais, do campo e da cidade que estarão na Capital Federal na semana do dia 22 a 26 de maio para uma mobilização nacional contra a Reforma da Previdência.

Pensando em lutar contra essas ações, que os movimentos sociais e sindicais estão organizando a mobilização, que busca pressionar os parlamentares para que votem contra o projeto de Reforma da Previdência.

A FETRAF-RS aprovou na assembleia ordinária a participação no movimento. Onde uma caravana está sendo organizada com lideranças e agricultores para que se juntem ao protesto. A mobilização pretende reunir mais de 100 mil pessoas em Brasília, que estarão acampados para lutar contra o retrocesso das leis trabalhistas.

De acordo com a coordenadora geral da FETRAF-RS, Cleonice Back, o objetivo do protesto é de pressionar os parlamentares. “O governo não possui todos os votos necessários para aprovação da Reforma da Previdência, contudo vem se utilizando da máquina estatal para articular ações para conseguir o apoio das lideranças políticas”, explicou.

 

Ato estadual

Além de organizar ações de enfrentamento do projeto de Reforma da Previdência, a FETRAF-RS propôs a criação de uma mobilização estadual, que una demais movimentos sociais para sensibilizar os parlamentares gaúchos.

O objetivo é de chamar a atenção, pressionando os parlamentares a se posicionarem a favor dos trabalhadores e agricultores.

Entre os pontos mais polêmicos da Reforma para os trabalhadores rurais, está à extinção da aposentadoria especial para os agricultores, alteração na idade de aposentadoria para homens e mulheres agricultoras, e extinção da contribuição previdência por unidade familiar, propondo que as contribuições sejam realizadas de forma individual. “A entidade continuará na luta contra os projetos neoliberais do governo, se mobilizando para derrubada do projeto de Reforma da Previdência”, finalizou.

 

Fonte: FETRAF

Fotos Divulgação

Postado: Leila Ruver
Vídeos