Notícia

Educação - 11/04/2018 - Professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram de Formação Continuada do PNAIC


Formação aconteceu nessa quarta

Nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Bender de Crissiumal, ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de abril, o início da Formação Continuada do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2018, aos professores da rede municipal e estadual de ensino.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a Formação Continuada dos professores alfabetizadores. 

A formação continuada como política nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integra-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência do educador. Logo, a formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira do docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e a aperfeiçoamento da prática docente.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passou a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. Optou-se por adotar uma estratégia descentralizada para atender à diversidade de arranjos federativos, além de valorizar experiências exitosas e inspiradoras.

A principal inovação do Programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente compreendidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

A intenção é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do Programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se, também, pela definição de metas a serem alcançadas e pelos resultados da alfabetização em seus estados e município.

Esse novo formato da Formação Continuada do PNAIC conta com a participação da etapa de Educação Infantil, turmas de Pré I e Pré II e de 1º ao 3º Ano. Nesta nova organização o município passa a ser visto como território, onde as duas redes de ensino (municipal e estadual) se articulam. 

Raquel Vettorello é a Coordenadora Local do PNAIC e deu abertura ao encontro dos educadores no auditório da instituição, na sequência as Formadoras Locais do PNAIC, Samara C. Janke e Alessandra Mujica, do 1º ao 3º Ano e Pré-Escola, respectivamente, as quais receberam capacitação nos dias 17 e 18 de março, desse ano, em Porto Alegre, promovida UFRGS, UNDIME e SEDUC; conduziram a formação dos docentes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa | SMEC – Prefeitura de Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos